INSS emitiu COMUNICADO OFICIAL sobre pagamentos do 13º salário hoje (22/04) e 1 AVISO especial para IDOSOS do BPC; veja regras

INSS emite comunicado oficial sobre a antecipação do 13° SALÁRIO para aposentados. Veja quem tem direito!
INSS emite comunicado oficial sobre a antecipação do 13° SALÁRIO para aposentados. Veja quem tem direito! | Foto: Reprodução

Finalmente, o tão aguardado 13º salário dos aposentados do INSS está chegando! A primeira parte desse dinheiro extra será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Essa antecipação vai ajudar aproximadamente 33 milhões de pessoas que recebem pagamentos do INSS.

Entretanto, cerca de 6 milhões de brasileiros não poderão contar com esse benefício extra. Isso porque eles não recebem aposentadoria do INSS, mas sim o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Acompanhe este artigo até o final para ver quem tem direito à antecipação do 13º e quando ela deve acontecer. Vamos lá?

Quem direito ao 13° salário do INSS?

Veja a seguir em tem o direito de receber o 13° salário do INSS:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Segurados;
  • Pessoas que estiveram em auxílio-doença;
  • Pessoas que receberam auxílio-acidente;
  • Pessoas que receberam auxílio-reclusão.

Como calcular o valor do 13°?

Para calcular o décimo terceiro salário, você divide o salário bruto de novembro por 12 para encontrar o valor mensal, depois multiplica esse valor pelos meses trabalhados para obter o total. A primeira parcela é a metade desse total sem descontos, enquanto a segunda parcela é a outra metade com descontos, como Imposto de Renda e INSS.

Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito a um mês de salário líquido, mas isso varia se trabalharam o ano todo ou apenas parte dele. Além disso, cada mês deve ter mais de 15 dias trabalhados para ser considerado no cálculo do décimo terceiro.

Como funciona o pagamento do 13° salário do INSS?

Após o Departamento Pessoal calcular o décimo terceiro salário, o valor final é dividido em duas parcelas, como determinado pela legislação. A primeira parcela, equivalente a 50% do total, é paga em novembro, funcionando como um adiantamento para as festividades de final de ano. A segunda parte, correspondente aos outros 50% do valor, é paga em dezembro e inclui possíveis descontos como imposto de renda e contribuição previdenciária.

Essa divisão em duas partes permite que os trabalhadores tenham acesso a uma parte do benefício antes do Natal e Ano Novo, possibilitando o planejamento financeiro e o uso desse dinheiro extra nas despesas e celebrações de fim de ano, o que também ajuda a movimentar a economia nesse período festivo.

Cada empresa pode ter suas próprias regras para o pagamento do décimo terceiro, podendo distribuir o valor em várias parcelas ao longo do ano ou incluir a primeira parcela junto com o adiantamento de férias.

O que muda com a antecipação do 13° salário?

Desde 2020, tem sido comum antecipar o pagamento do décimo terceiro salário, o que significa que os trabalhadores vão receber esse dinheiro extra no primeiro semestre de 2024, em vez de esperar até o final do ano, como costumava ser.

Esse pagamento vai ser dividido em duas partes: a primeira parte está prevista para o final de abril ou começo de maio, e a segunda parte vai ser paga no final de maio ou começo de junho, seguindo o mesmo calendário dos pagamentos mensais regulares.

Quem ganha até um salário mínimo e tem o último dígito do benefício como 1, recebe primeiro, nos últimos cinco dias úteis de abril. Já quem tem o último dígito entre 6 e 9, além do 0, e os que recebem mais que o salário mínimo, vão receber nos primeiros cinco dias úteis de maio.

Para saber o número do cartão do benefício, é possível olhar no site ou no aplicativo Meu INSS, usando o serviço “extrato de pagamento”. Também é possível ligar para o número 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Saulo Moreira

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol.