ALERTA GERAL HOJE (14/09) para quem ainda não fez a nova carteira de identidade
Com mais de 1,5 milhões de documentos emitidos, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em 12 estados. O prazo para as demais unidades da federação adotarem o novo documento é até novembro.
O que é a nova Carteira de Identidade Nacional?
A CIN é uma nova versão do documento de identidade que utiliza o CPF como número de identificação nacional. Isso foi feito para reduzir fraudes e simplificar registros.
“A CIN vai melhorar a identificação das pessoas e unir informações ao longo da vida, ajudando o governo a ser mais eficiente em áreas como saúde, assistência e trabalho, por exemplo”, destaca o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Estados que já adotaram a nova CIN
Até o momento, o novo documento já foi adotado em 12 estados. Isso foi possível graças a uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Os estados mais recentes a aderir a este novo modelo foram Amazonas, Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Até abril, mais de 460 mil Carteiras de Identidade Nacionais (CIN) físicas foram emitidas e mais de 330 mil foram baixadas na plataforma digital GOV.BR.
Como obter a nova CIN?
Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional, você deve seguir os seguintes passos:
- Vá ao órgão emissor de identidades do seu estado;
- Apresente os documentos necessários;
- Pague a taxa de emissão;
- Aguarde a emissão do documento.
Características da nova CIN
A nova Carteira de Identidade Nacional traz uma série de novidades em relação ao documento anterior. Aqui estão algumas das principais características do novo RG:
- O documento agora possui apenas um número de identificação, que é o CPF.
- A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
- O novo RG traz o mesmo código internacional usado em passaportes, chamado de MRZ. Com isso, pode ser utilizado como documento de viagem.
- O documento pode ser emitido em papel, policarbonato (plástico) ou digital (por meio do aplicativo GOV.BR).
- A nova versão é válida em todo o território nacional. Se o cidadão esquecer o documento em papel ou plástico, pode apresentar a versão digital no celular.
Emissão da CIN no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro começou a emitir o a CIN para quem tem até 18 anos de idade. Desde janeiro, o Departamento de Trânsito do Rio (Detran-RJ) já havia emitido o documento para crianças de zero a 11 anos.
Para solicitar o documento, é preciso apresentar a certidão original de nascimento com o CPF ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF.
A nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, assim como as renovações. No entanto, se o cidadão optar pela versão em plástico, haverá uma cobrança por parte do estado emissor.
Validade da nova CIN
A validade do novo RG varia de acordo com a faixa etária do cidadão:
- 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos;
- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos;
- Validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos.
Prorrogação da emissão da nova CIN
Em março deste ano, o governo federal prorrogou o prazo para que todos os estados estejam aptos a emitir o novo RG. Com isso, os institutos de identificação estaduais têm até 6 de novembro para se adequarem às novas regras.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está prestando apoio técnico aos estados para a implementação do novo serviço.