Em meio aos avanços tecnológicos e burocráticos, uma dúvida comum surgiu entre os brasileiros: o novo RG substitui a CNH? A saber, o novo modelo de Carteira de Identidade, conhecido como RG, trouxe uma série de novidades.
Uma dessas alterações está relacionada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no documento. Essa mudança levou muitos a questionarem se seria possível deixar a carteira de habilitação em casa e andar apenas com o novo RG.
Novo RG substitui a CNH?
Apesar das especulações, o Detran esclareceu que a CNH não pode ser substituída pelo novo RG. Isso porque, além do número, a CNH contém outras informações vitais que o motorista deve ter em mãos. Entre elas estão o prazo de validade, as observações, onde estão as restrições do motorista – como problemas de visão – e se ele é motorista de aplicativo.
CNH Digital
Mesmo com o novo RG, é necessário ter a versão física ou digital da CNH em mãos. A versão digital do documento é uma alternativa prática e segura para os motoristas. Para obtê-la, é necessário fazer o download do aplicativo “Carteira de Habilitação Digital” e seguir os passos indicados.
Para obter a CNH Digital, siga os passos abaixo:
- Faça o download do aplicativo “Carteira de Habilitação Digital”;
- Faça login com os dados do GovBr;
- Aponte a câmera para o QR Code na parte de trás do documento e tire uma foto da CNH;
- Confirme alguns dados;
- Baixe o documento e guarde-o no celular.
A CNH Digital tem a mesma validade legal do documento físico e pode ser apresentada sempre que necessário.
Vale destacar que a obrigatoriedade de portar a CNH ao dirigir está prevista em lei. Segundo a Lei nº 14.071, de 2020, é obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação ao conduzir um veículo.
O Detran ainda ressalta que o porte do documento só é dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o condutor está habilitado.
Mudanças na nova CNH
A nova CNH trouxe algumas alterações tanto em seu layout quanto em seus aspectos funcionais. A primeira grande mudança está relacionada à sua validade, que passou a ser de até 10 anos, uma grande vantagem para os motoristas.
Além disso, o documento agora apresenta alguns dispositivos de segurança adicionais e sofreu uma alteração no layout.
Alterações no Layout
O campo de Observações, que antes ficava na parte inferior da CNH, foi movido para baixo, dando lugar a uma tabela de veículos para identificar a categoria do condutor. Além disso, a “Assinatura do Portador” passou a ficar sob a foto do motorista.
Dispositivos de Segurança
A nova CNH agora utiliza códigos atualizados e uma série de novos dispositivos de segurança para impedir fraudes. Sua paleta de cores também foi alterada, adotando tons de verde mais claro, amarelo, azul e cinza.