EconomiaNotícias

ALERTA GERAL do DETRAN sobre o novo RG acaba de sair (29/9) e pega todos de surpresa

ALERTA GERAL do DETRAN sobre o novo RG acaba de sair (29/9) e pega todos de surpresa
ALERTA GERAL do DETRAN sobre o novo RG acaba de sair. Imagem: Agência Brasil

Em meio aos avanços tecnológicos e burocráticos, uma dúvida comum surgiu entre os brasileiros: o novo RG substitui a CNH? A saber, o novo modelo de Carteira de Identidade, conhecido como RG, trouxe uma série de novidades.

Uma dessas alterações está relacionada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no documento. Essa mudança levou muitos a questionarem se seria possível deixar a carteira de habilitação em casa e andar apenas com o novo RG.

Novo RG substitui a CNH?

Apesar das especulações, o Detran esclareceu que a CNH não pode ser substituída pelo novo RG. Isso porque, além do número, a CNH contém outras informações vitais que o motorista deve ter em mãos. Entre elas estão o prazo de validade, as observações, onde estão as restrições do motorista – como problemas de visão – e se ele é motorista de aplicativo.

CNH Digital

Mesmo com o novo RG, é necessário ter a versão física ou digital da CNH em mãos. A versão digital do documento é uma alternativa prática e segura para os motoristas. Para obtê-la, é necessário fazer o download do aplicativo “Carteira de Habilitação Digital” e seguir os passos indicados.

Para obter a CNH Digital, siga os passos abaixo:

  1. Faça o download do aplicativo “Carteira de Habilitação Digital”;
  2. Faça login com os dados do GovBr;
  3. Aponte a câmera para o QR Code na parte de trás do documento e tire uma foto da CNH;
  4. Confirme alguns dados;
  5. Baixe o documento e guarde-o no celular.

A CNH Digital tem a mesma validade legal do documento físico e pode ser apresentada sempre que necessário.

Vale destacar que a obrigatoriedade de portar a CNH ao dirigir está prevista em lei. Segundo a Lei nº 14.071, de 2020, é obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação ao conduzir um veículo.

O Detran ainda ressalta que o porte do documento só é dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o condutor está habilitado.

Mudanças na nova CNH

A nova CNH trouxe algumas alterações tanto em seu layout quanto em seus aspectos funcionais. A primeira grande mudança está relacionada à sua validade, que passou a ser de até 10 anos, uma grande vantagem para os motoristas.

Além disso, o documento agora apresenta alguns dispositivos de segurança adicionais e sofreu uma alteração no layout.

Alterações no Layout

O campo de Observações, que antes ficava na parte inferior da CNH, foi movido para baixo, dando lugar a uma tabela de veículos para identificar a categoria do condutor. Além disso, a “Assinatura do Portador” passou a ficar sob a foto do motorista.

Dispositivos de Segurança

A nova CNH agora utiliza códigos atualizados e uma série de novos dispositivos de segurança para impedir fraudes. Sua paleta de cores também foi alterada, adotando tons de verde mais claro, amarelo, azul e cinza.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x