Direitos do TrabalhadorGeralPIS-PASEP

Abono salarial de trabalhadores pode sofrer alterações após aprovação de novas regras

Os empregados com registro formal devem estar atentos às mudanças nas regras dos benefícios para quem trabalha sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O Governo Federal planeja alterar a regulamentação de programas de apoio aos funcionários, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP e até o seguro-desemprego.

A ideia do governo é transformar o pagamento anual, como o do PIS/PASEP, em um bônus mensal baseado na produtividade e assiduidade do trabalhador brasileiro.

Abono salarial de trabalhadores pode sofrer alterações após aprovação de novas regras
Abono salarial de trabalhadores pode sofrer alterações após aprovação de novas regras – Imagem: Reprodução.

Além de aumentar a visibilidade dos programas, estimular os funcionários a retornarem ao mercado de trabalho e melhorar sua produtividade, o objetivo é otimizar os gastos após as eleições municipais deste ano.

As regras do abono salarial PIS/PASEP já foram alteradas pelo Governo Federal?

Até agora, não! Os trabalhadores continuarão recebendo o PIS/PASEP conforme o mês de nascimento. A medida ainda é uma proposta do Governo Federal.

A revisão dessas políticas será uma prioridade para o próximo ano. Isso porque o desemprego vem atingindo níveis cada vez menores no país, enquanto um aumento na massa salarial foi observado.

Já no seguro-desemprego e no FGTS, a eliminação de pagamentos duplicados é a possível mudança. O objetivo é assegurar que cada trabalhador receba seu benefício sem duplicidade.

De acordo com o Governo Federal, a intenção não é retirar direitos dos trabalhadores CLT, mas sim tornar esses programas mais eficientes e menos sujeitos à judicialização.

Abono salarial PIS/PASEP de 2025 foi adiantado?

O PIS/PASEP representa uma renda adicional para o bolso dos funcionários de empresas privadas e servidores públicos. Geralmente, o abono é disponibilizado após dois anos do direito adquirido.

Contudo, neste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) informou que o pagamento referente ao ano-base 2023 será antecipado e efetuado no próximo ano.

Com a nova medida já anunciada, os trabalhadores passarão a receber o abono salarial um ano após a entrada no programa. O propósito é eliminar o atraso e compensar os trabalhadores afetados pelas mudanças implementadas em 2021.

Compreendendo o PIS/PASEP

O programa PIS/PASEP é uma iniciativa federal que visa distribuir fundos a trabalhadores qualificados com base em seu histórico de emprego e ganhos.

Este programa passou por mudanças significativas nos últimos anos, simplificando o processo e unificando o calendário de pagamento para garantir uma distribuição mais eficiente e equitativa de benefícios.

Critérios de Elegibilidade

Para ter direito aos benefícios do PIS/PASEP, os trabalhadores devem atender aos seguintes critérios:

  • Estar registrado no programa há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido renda mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter sido empregado por pelo menos 30 dias consecutivos ou não consecutivos por uma pessoa jurídica;
  • Ter seus dados empregatícios informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no sistema eSocial.

Datas e cronogramas de pagamento

Em 2024, os pagamentos do PIS/PASEP foram distribuídos entre fevereiro e agosto, com os trabalhadores recebendo suas parcelas com base no mês de nascimento.

Esse sistema de calendário unificado foi implementado para agilizar o processo e garantir uma distribuição mais organizada dos benefícios.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x