DECISÃO HOJE (27/01): Abono Natalino do INSS é confirmado para esta lista de CPFs e pega todos de surpresa
Os aposentados e pensionistas do INSS podem ter uma boa notícia neste ano. Os bancos já estão oferecendo a possibilidade de antecipação do 13º salário do INSS em 2024. Essa antecipação do abono natalino é uma opção para aqueles que precisam do dinheiro antes da data oficial de pagamento.
A saber, já é possível antecipar até 100% do valor do 13º salário do INSS de 2024. Essa antecipação considera o novo valor, que teve um aumento de 6,97% para quem ganha salário mínimo e 3,71% para quem recebe acima de R$1.412. A solicitação da antecipação pode ser feita diretamente nos bancos, sem a necessidade de um anúncio formal.
É importante ressaltar que a antecipação do 13º salário do INSS funciona como um empréstimo consignado pelas instituições financeiras. Portanto, é recomendado solicitar o adiantamento apenas em casos necessários, evitando o acúmulo de dívidas e juros.
O abono natalino do INSS é direcionado a aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário a partir do mês de maio. No entanto, é importante destacar que os cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao 13º salário do INSS.
Consulta dos novos valores do INSS e do abono natalino
Existem diferentes maneiras de consultar os novos valores do benefício. Para saber a data do pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, ignorando o último dígito verificador.
Aqueles que não têm acesso à internet podem realizar a consulta por meio do número 135, onde será necessário informar o CPF e confirmar algumas informações cadastrais para garantir a segurança do processo.
Para maior comodidade, o INSS disponibiliza o serviço de “Extrato de Pagamento” no site Meu INSS. Nessa plataforma, é possível encontrar detalhes sobre o pagamento do benefício. Ademais, o aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS, também oferece a mesma funcionalidade. Vale ressaltar que o acesso a esses serviços requer login e senha para visualizar todas as informações e histórico do beneficiário.
Como solicitar a revisão do benefício do INSS em 2024?
A solicitação de revisão do benefício do INSS pode ser feita de forma online, através do portal meu.inss.gov.br. A seguir, apresentamos um passo a passo para realizar essa solicitação:
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Acesse o site meu.inss.gov.br.
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Clique em “Entrar com gov.br”.
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Informe o seu CPF e clique em “Avançar”.
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Digite a sua senha e clique em “Entrar”.
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No campo “Do que você precisa”, escreva “Revisão”.
Após seguir esses passos, você será direcionado para a página de solicitação de revisão do benefício. Nessa página, você poderá selecionar o tipo de revisão desejada, de acordo com as opções apresentadas pelo INSS.
É importante reunir todos os documentos necessários para comprovar o erro ou a situação que justifica a revisão do benefício. Esses documentos podem incluir contracheques antigos, extratos de pagamento, comprovantes de tempo de serviço, entre outros.
Após realizar a solicitação, o INSS irá analisar o seu pedido e, caso seja constatado o erro ou a necessidade de revisão, as diferenças retroativas serão pagas, referentes aos últimos cinco anos antes do pedido.