As contas de energia elétrica ficarão ainda mais elevadas a partir desta terça-feira (1º). A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou a aplicação da bandeira tarifária vermelha patamar dois em outubro.
Aumento na conta de luz em outubro
Será cobrado um adicional de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira vermelha um, vigente em setembro, a cobrança extra era de R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Aumento na conta devido à estiagem no país. A Aneel explica que o acionamento da bandeira foi motivado pelo risco hidrológico e pela elevação do preço de liquidação de diferenças, influenciados pelas previsões de baixa afluência nos reservatórios das hidrelétricas e pelo aumento do preço da energia elétrica ao longo de outubro.
A Aneel informa que houve uma sequência de bandeiras verdes de abril de 2022 a julho de 2024, seguida pela bandeira amarela. Em agosto, retornou-se à bandeira verde, e em setembro, à vermelha patamar um.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela Aneel em 2015. Seu propósito é informar aos consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil.
Dicas para economizar energia elétrica
Verifique a eficiência energética ao comprar equipamentos. O Idec recomenda a aquisição de itens com classificação A, pois consomem menos energia para funcionar.
Na iluminação, opte por lâmpadas LED. Elas são mais econômicas que as fluorescentes. Especialistas sugerem aproveitar a luz natural e manter as lâmpadas desligadas por mais tempo durante o dia.
Prefira eletrodomésticos com tecnologia inverter. Especialistas afirmam que essa tecnologia pode proporcionar até 80% mais eficiência energética.
Abrir menos a geladeira e desligar aparelhos após o uso também contribui para a economia. O recomendado é usar a máquina de lavar roupas apenas quando estiver cheia para otimizar as lavagens. Tomar banhos mais curtos, no caso de chuveiros elétricos, também ajuda a reduzir o consumo.
Retire da tomada equipamentos em modo stand-by. Mesmo quando não estão em uso, esses aparelhos consomem energia elétrica.
Maiores consumidores de energia
Ar-condicionado e aquecedor de água elétrico estão entre os equipamentos que mais consomem energia. Confira os aparelhos com maior consumo, segundo especialistas:
- Ar-condicionado: pode representar até 40% do consumo de energia da residência;
- Aquecedor de água: responsável por até 25% do consumo, especialmente em regiões mais frias;
- Geladeira: consome entre 10% e 20% da energia total;
- Iluminação: representa cerca de 15% do total da conta;
- Equipamentos eletrônicos: itens em stand-by, como TVs e computadores, podem consumir até 10% da energia da casa;
- Máquinas de lavar roupas e secadoras: consomem de 5% a 10% da energia.