O WhatsApp está aprimorando sua ferramenta de verificação de mensagens frequentemente encaminhadas.
Segundo o WABetaInfo, que descobriu a novidade esta semana, os usuários poderão fazer dois tipos de consulta sobre conteúdos suspeitos: verificar apenas o link recebido ou o texto completo da mensagem.
Novo recurso do WhatsApp para consulta de mensagens frequentemente encaminhadas
Essa atualização de segurança foi encontrada na versão beta do app para Android, mas ainda não há data para lançamento oficial.
Uma captura de tela divulgada pelo site mostra as novas opções de consulta em uma bandeja em desenvolvimento pelo WhatsApp.
Nela, o usuário poderá escolher entre obter mais informações sobre o link ou pesquisar o texto. Esse recurso poderá ser acessado por um novo atalho exibido abaixo do aviso de que a mensagem foi muito compartilhada.
No modelo atual, lançado em 2020, a verificação do conteúdo do link é feita através de um ícone de lupa, que não existirá nessa possível nova versão.
Ao optar pela pesquisa do texto completo, o usuário verá os resultados de busca do Google sobre aquele conteúdo, permitindo verificar a veracidade da informação.
O objetivo é facilitar a identificação de links potencialmente perigosos. Recomenda-se que as pessoas denunciem mensagens contendo notícias falsas ou informações fraudulentas.
De acordo com o WABetaInfo, esse novo tipo de busca não compartilha a mensagem pesquisada com o WhatsApp, nem processa a busca nos servidores do app, mantendo a criptografia de ponta a ponta garantida pela Meta.
Isso assegura que as mensagens privadas nos chats não sejam utilizadas para outros fins além da busca de links. A pesquisa é totalmente opcional e só acontece se o usuário iniciar manualmente, garantindo controle sobre a navegação no mensageiro.
Como se trata de um teste, não há garantia de que o recurso será implementado na versão final do app para usuários comuns.
O WhatsApp pode fazer alterações no funcionamento do serviço antes do lançamento. Não há informações sobre uma possível data de lançamento da função em nenhuma das plataformas onde o app opera.
Rascunhos no WhatsApp
Outro recurso em desenvolvimento no WhatsApp, identificado pelo WABetaInfo, poderá mostrar um rótulo de “Rascunho” nas janelas com mensagens escritas, mas não enviadas. Esse aviso de rascunhos existentes aparece na lista de conversas, facilitando a identificação e o gerenciamento de chats incompletos.
O recurso já está disponível para alguns usuários nas versões Web, desktop e no beta do app para iPhone (iOS), e agora pode ser implementado no aplicativo para Android, já que também foi observado na versão de teste do app no sistema do Google.
Para verificar se o recurso já está ativo em sua conta, basta digitar uma mensagem sem enviá-la. Em seguida, volte à tela inicial do app, onde aparece a lista de conversas recentes.
Um aviso verde indicará onde há um rascunho ativo, mostrando que existe uma mensagem inacabada. Essa função é prática, pois evita a necessidade de abrir cada conversa para verificar se há mensagens incompletas.
O fato de o recurso já existir na versão para computador do WhatsApp pode sugerir que ele será implementado na versão móvel, mas até o momento não há confirmação oficial nem previsão de lançamento.