Direitos do TrabalhadorGeral

13º salário 2024 foi confirmado! Saiba hoje (05/10) qual dia você vai receber a 1ª e 2ª parcela

O fim do ano se aproxima. Para quem trabalha, além da correria, o final do ano traz o pagamento do esperado 13º salário.

Embora seja um benefício conhecido e aguardado por todos os trabalhadores, o 13º salário ainda gera muitas dúvidas. As pessoas ficam em dúvida sobre a data de pagamento, se pode ser pago em outubro ou se deve ser pago apenas em dezembro, entre outras questões.

13º salário 2024 foi confirmado! Saiba hoje (05/10) qual dia você vai receber a 1ª e 2ª parcela
13º salário 2024 foi confirmado! Saiba hoje qual dia você vai receber a 1ª e 2ª parcela. Foto: Reprodução

Se você já está fazendo planos para o seu décimo terceiro e quer saber quando vai recebê-lo, fique tranquilo. A seguir, vamos explicar exatamente quando você receberá as parcelas do seu abono e esclarecer alguns mitos comuns sobre esse benefício.

Quando o funcionário recebe a primeira parte do 13º salário?

Para quem trabalha com carteira assinada, existem prazos que as empresas devem seguir para pagar o 13º salário. Seu patrão não pode pagar quando quiser, mas sim de acordo com a lei.

A primeira parte do décimo terceiro geralmente é paga para a maioria dos trabalhadores em novembro. As empresas escolhem esse mês porque é o prazo final permitido pela lei trabalhista para o pagamento da primeira parcela.

Mais especificamente, as empresas têm até 30 de novembro para pagar a primeira parte. Por isso, é comum que em novembro os funcionários recebam primeiro seus salários e depois, ao longo do mês, as empresas paguem a primeira parte do décimo terceiro.

No entanto, as empresas também podem pagar a primeira parte do décimo terceiro junto com o salário. O importante é que o pagamento seja feito até 30 de novembro. Isso vale para a primeira parcela.

Quando o funcionário recebe a segunda parte do décimo terceiro?

A segunda parte do décimo terceiro deve ser paga aos trabalhadores até 20 de dezembro. Mas é importante lembrar que na segunda parcela o valor será menor que o da primeira, já que são descontados alguns encargos como Imposto de Renda e INSS.

Um detalhe importante: se o trabalhador receber um aumento salarial depois do pagamento da primeira parte do décimo terceiro, a segunda será recalculada com base no novo salário. Se o aumento aconteceu antes da primeira parte, as duas devem ser ajustadas.

Quem tem direito ao décimo terceiro?

Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao décimo terceiro, desde que tenham trabalhado pelo menos 15 dias durante o ano. Em casos de demissão, a saída não pode ter sido por justa causa.

Também têm direito ao décimo terceiro:

  • Funcionários públicos
  • Aposentados e pensionistas do INSS
  • Trabalhadores rurais
  • Trabalhadores avulsos
  • Empregados domésticos.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x