Direitos do TrabalhadorGeralINSS

Lula surpreende 100% e cria nova lei que autoriza corte automático das aposentadorias; veja o que muda

Uma lei recém-aprovada, a Lei nº 14.973, autoriza o corte instantâneo de aposentadorias, sem dar ao aposentado a chance de se defender antes. Isso está gerando apreensão entre muitos aposentados.

O governo afirma que essa medida ajudará a combater fraudes e manter o sistema previdenciário funcionando, mas pode acabar criando mais desafios para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Lula surpreende 100% e cria nova lei que autoriza corte automático das aposentadorias; veja o que muda
Lula surpreende 100% e cria nova lei que autoriza corte automático das aposentadorias; veja o que muda – Imagem: Agência Brasil.

Diante da dificuldade de manter o equilíbrio do sistema previdenciário, o governo tomou uma medida radical: deu ao INSS o poder de cortar benefícios baseado em suspeitas de fraudes, sem necessidade de uma investigação completa prévia.

O problema é que isso contraria um direito fundamental: o de se defender antes de perder um direito.

O que alega o governo sobre o corte automático das aposentadorias ?

O governo defende essa nova lei dizendo que precisa combater as fraudes no sistema, que causam grandes prejuízos ao erário.

No entanto, experiências passadas mostram que operações anti-fraude já resultaram em muitos erros e injustiças, cancelando benefícios de idosos ou pessoas com baixa escolaridade, que não conseguiam se defender adequadamente.

Outro aspecto relevante é que o governo tem uma meta de economia com essa operação. Isso pode levar os funcionários a cancelarem benefícios apressadamente, apenas para cumprir essa meta, aumentando o risco de erros.

Principais pontos preocupantes:

  • Violação do direito ao contraditório e à ampla defesa;
  • Aumento da insegurança jurídica;
  • Sobrecarga do Judiciário;
  • Risco de erros e injustiças.

O que muda para os aposentados?

Com essa nova regra, a principal mudança é a falta de aviso prévio. Anteriormente, o INSS abria um processo administrativo, e o beneficiário tinha o direito de apresentar defesa antes de qualquer corte.

Agora, o corte é feito primeiro, e a defesa ocorre depois.

Calendário de outubro do INSS

A nova parcela de benefícios do INSS, referente ao mês de outubro, começará a ser paga no dia 25 deste mês. Existem dois cronogramas distintos:

Datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo

  • Penúltimo dígito 1: 25/10
  • Penúltimo dígito 2: 26/10
  • Penúltimo dígito 3: 27/10
  • Penúltimo dígito 4: 30/10
  • Penúltimo dígito 5: 31/10
  • Penúltimo dígito 6: 01/11
  • Penúltimo dígito 7: 02/11
  • Penúltimo dígito 8: 03/11
  • Penúltimo dígito 9: 06/11
  • Penúltimo dígito 0: 07/11

Datas de pagamento para quem recebe mais que o salário mínimo

Penúltimo dígito 1 e  6: 01/11
Penúltimo dígito 2 e 7: 02/11
Penúltimo dígito 3 e 8: 03/11
Penúltimo dígito 4 e 9: 06/11
Penúltimo dígito 5 e 0: 07/11

É importante ressaltar que os pagamentos serão realizados apenas em dias úteis, seguindo o escalonamento definido pelo INSS.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x