Alerta Geral é emitido hoje (24/09) sobre golpe prometendo vale-gás nas redes sociais
Circulam nas mídias sociais boatos sobre o vale-gás que levam os usuários a clicar em links e preencher formulários, o que pode colocar em risco seus dados pessoais.
Isso ocorre porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) não envia mensagens, links ou mantém perfis nas redes sociais relacionados ao benefício.
O vale-gás, que visa reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento familiar, atende às famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 706). O auxílio é pago a cada dois meses.
As famílias interessadas devem procurar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) em sua cidade para solicitar o benefício.
Após a inclusão no programa, o auxílio é registrado em um sistema eletrônico com base nos dados do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A concessão é temporária, pessoal e intransferível, não gerando direito adquirido.
Os pagamentos são feitos em conta digital ou bancária. Se a família não tiver acesso a essas opções, será aberta automaticamente uma poupança social digital na Caixa Econômica Federal. Cada parcela do auxílio-gás tem validade de 120 dias, contados a partir da data de liberação do benefício.
Ampliação do Auxílio Gás
O governo federal anunciou que vai expandir o programa vale-gás para 20 milhões de famílias até 2025. Atualmente, o vale-gás, no valor de R$ 102, é distribuído para 5,6 milhões de famílias. O auxílio-gás será substituído até dezembro do próximo ano pelo Gás Para Todos. Em vez de receber o valor em conta, as famílias poderão retirar o gás em distribuidoras.
A ampliação para 20 milhões de famílias praticamente iguala o número de beneficiários do Bolsa Família, que hoje atende 20,76 milhões de lares brasileiros. Nos últimos tempos, o preço do gás de cozinha tem sido um desafio para muitos brasileiros.
Para ajudar, o Governo Federal criou o programa Vale Gás, que busca reduzir os gastos com gás para famílias em situação difícil.
Como funciona o Vale Gás
O Vale Gás já está em ação e quer diminuir o impacto da inflação e do aumento do preço do gás de cozinha para famílias com pouca renda.
Esse auxílio faz parte do Programa Bolsa Família e vai ajudar cerca de 11 milhões de famílias no Brasil, de acordo com o Ministério da Cidadania.
É importante saber que receber o Vale Gás não impede a pessoa de ganhar outros benefícios sociais, como o próprio Bolsa Família.
Quem pode receber o Vale Gás?
Qualquer pessoa pode verificar se tem direito ao Vale Gás no site do Ministério da Cidadania, na opção “consultar benefício”, ou ligando de graça para o número 111.
Para essa consulta, é preciso ter o número do NIS (Número de Identificação Social).
Se a família tem direito ao benefício, mas não recebeu por algum motivo, o responsável deve procurar a prefeitura.
Como consultar o Vale Gás?
Para receber o Vale Gás, as famílias precisam manter suas informações atualizadas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Se houver qualquer mudança na situação da família, como novo endereço ou mudança no número de pessoas, é preciso informar à prefeitura para atualizar os dados no sistema.