Direitos do TrabalhadorGeralINSS

Aposentados do INSS são pegos de surpresa com nova decisão que define fim de super reajuste no benefício

Iniciada na última sexta-feira (20), a votação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Revisão da Vida Toda não será favorável ao reajuste salarial dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social: até agora, já foram registrados seis votos contra a medida no plenário virtual.

Aposentados do INSS são pegos de surpresa com nova decisão que define fim de super reajuste no benefício
Aposentados do INSS são pegos de surpresa com nova decisão que define fim de super reajuste no benefício – Imagem: Revista dos Benefícios.

A proposta visa corrigir os valores pagos pelo INSS aos cidadãos com contribuições mais antigas. Assim, o valor seria recalculado. No entanto, o STF decidiu que os aposentados não podem escolher o regime que mais os beneficiaria na aposentadoria do INSS.

STF decidiu pelo fim do reajuste nas aposentadorias do INSS?

Até o momento, a votação indica que a decisão será contra o reajuste dos benefícios da previdência social.

Contudo, é importante entender que esse reajuste não é o aumento anual, que acompanha o ajuste do salário mínimo. Trata-se da Revisão da Vida Toda, que pretendia recalcular o salário de aposentados e pensionistas do INSS considerando as contribuições feitas antes de julho de 1994.

Até agora, sete ministros já votaram contra a medida. São eles: o relator, Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. O único a votar a favor foi o ministro Alexandre de Moraes.

O que é a revisão da vida toda?

A Revisão da Vida Toda busca recalcular o salário de aposentados e pensionistas do INSS incluindo as contribuições feitas antes de julho de 1994.

Na reforma da Previdência em 1999, o Governo Federal determinou que os salários de contribuição anteriores a julho de 1994 não poderiam ser considerados no cálculo da pensão ou aposentadoria.

Isso ocorreu porque esses valores foram pagos em cruzeiro, a moeda da época. O real entrou em circulação em 1º de julho do mesmo ano.

Porém, para os trabalhadores e aposentados que já contribuíam naquela época, não parece justo receber um salário menor, sem levar em conta as contribuições anteriores.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x