Bandeira vermelha na conta de luz! Veja agora quais eletrodomésticos consomem muita energia e como economizar

Após a Aneel mudar a bandeira tarifária, o aumento na conta de luz dos brasileiros será menor que o esperado. A Aneel escolheu a bandeira vermelha 1 em vez da 2. Mesmo custando menos, os consumidores devem se esforçar para economizar energia e evitar gastos extras.

Bandeira vermelha na conta de luz! Veja agora quais eletrodomésticos consomem muita energia e como economizar
Bandeira vermelha na conta de luz! Veja agora quais eletrodomésticos consomem muita energia e como economizar – Imagem: Reprodução.

A bandeira vermelha 2 adiciona R$ 7,877 a cada 100 kWh usados, enquanto a vermelha 1 acrescenta R$ 4,463 para a mesma quantidade. Os maiores gastadores de energia são o ar-condicionado, a máquina de lavar, o chuveiro elétrico e o ferro de passar.

Ronaldo Almeida, da Light, sugere formas de economizar com esses aparelhos. Ele recomenda observar o Selo Procel do INMETRO ao comprar e verificar as potências.

“Se o consumidor conseguir tomar alguns cuidado, no fim do mês vai perceber uma grande diferença no valor da conta de luz” afirma.

Ar-condicionado

Para o ar-condicionado, um dos maiores consumidores, é importante fazer manutenção regular e manter o filtro limpo. Almeida dá dicas para escolher o aparelho:

“Escolha um aparelho adequado para o ambiente. Se o ar-condicionado tiver potência inferior à necessária, ele trabalhará mais para resfriar o cômodo, consumindo mais energia. O ambiente deve estar totalmente fechado e não deve ter conexão com outros cômodos.”

Ferro, máquina de lavar e geladeira

Almeida sugere usar o ferro e a máquina de lavar de forma eficiente, juntando roupas conforme a capacidade.

Para a geladeira, é importante manter a borracha de vedação em bom estado e não abrir sem necessidade, pois isso aumenta o gasto de energia.

“A troca de calor com o ambiente demanda mais potência da geladeira, aumentando o consumo”.

Chuveiros elétricos e iluminação

Sobre os chuveiros elétricos, que costumam pesar na conta, a Enel orienta reduzir o tempo de banho e usar as posições morno ou verão, podendo economizar até 30%.

Para iluminação, a Enel recomenda trocar lâmpadas antigas por LEDs, que gastam de 60% a 80% menos energia. Aproveitar a luz natural também ajuda.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.