Após a Aneel mudar a bandeira tarifária, o aumento na conta de luz dos brasileiros será menor que o esperado. A Aneel escolheu a bandeira vermelha 1 em vez da 2. Mesmo custando menos, os consumidores devem se esforçar para economizar energia e evitar gastos extras.

A bandeira vermelha 2 adiciona R$ 7,877 a cada 100 kWh usados, enquanto a vermelha 1 acrescenta R$ 4,463 para a mesma quantidade. Os maiores gastadores de energia são o ar-condicionado, a máquina de lavar, o chuveiro elétrico e o ferro de passar.
Ronaldo Almeida, da Light, sugere formas de economizar com esses aparelhos. Ele recomenda observar o Selo Procel do INMETRO ao comprar e verificar as potências.
“Se o consumidor conseguir tomar alguns cuidado, no fim do mês vai perceber uma grande diferença no valor da conta de luz” afirma.
Ar-condicionado
Para o ar-condicionado, um dos maiores consumidores, é importante fazer manutenção regular e manter o filtro limpo. Almeida dá dicas para escolher o aparelho:
“Escolha um aparelho adequado para o ambiente. Se o ar-condicionado tiver potência inferior à necessária, ele trabalhará mais para resfriar o cômodo, consumindo mais energia. O ambiente deve estar totalmente fechado e não deve ter conexão com outros cômodos.”
Ferro, máquina de lavar e geladeira
Almeida sugere usar o ferro e a máquina de lavar de forma eficiente, juntando roupas conforme a capacidade.
Para a geladeira, é importante manter a borracha de vedação em bom estado e não abrir sem necessidade, pois isso aumenta o gasto de energia.
“A troca de calor com o ambiente demanda mais potência da geladeira, aumentando o consumo”.
Chuveiros elétricos e iluminação
Sobre os chuveiros elétricos, que costumam pesar na conta, a Enel orienta reduzir o tempo de banho e usar as posições morno ou verão, podendo economizar até 30%.
Para iluminação, a Enel recomenda trocar lâmpadas antigas por LEDs, que gastam de 60% a 80% menos energia. Aproveitar a luz natural também ajuda.
