MARTELO BATIDO HOJE (09/11), trabalhadores pulando de alegria: Nova lei anunciada com direito a saque IMEDIATO do FGTS acaba de ser revelado e pega todo mundo de surpresa
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito importante para os trabalhadores brasileiros. Trata-se de uma espécie de poupança criada pelas empresas com o objetivo de proteger o empregado em casos de demissão sem justa causa. O montante acumulado no FGTS pode ser utilizado em momentos estratégicos, como no fim do ano, quando muitas pessoas juntam o valor com o 13º salário para colocar seus planos em prática.
Recentemente, foi anunciada a possibilidade de alterações nas regras de saque do FGTS.
Mudanças no Saque-Aniversário
Uma das mudanças propostas é relacionada ao saque-aniversário. Atualmente, o trabalhador pode optar por essa modalidade, que permite o saque de uma parcela do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário. No entanto, a proposta do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, é de que os trabalhadores demitidos tenham acesso integral ao valor da conta.
De acordo com Marinho, a intenção é garantir que os trabalhadores demitidos não sejam prejudicados ao terem que esperar para ter acesso aos recursos do FGTS. Ele ressaltou que atualmente apenas uma pequena parte dos recursos é efetivamente sacada pelos trabalhadores demitidos. A diferença entre os valores disponíveis e os valores acessados está relacionada aos contratos firmados com instituições financeiras para o saque-aniversário.
Segundo o ministro, aproximadamente R$ 18,5 bilhões poderiam ser sacados pelos trabalhadores demitidos, mas apenas cerca de R$ 5 bilhões são efetivamente acessados. A proposta é que os recursos comprometidos nos contratos de saque-aniversário sejam liberados conforme o tempo de contrato estabelecido, não mais de forma imediata.
É importante ressaltar que os contratos firmados com as instituições financeiras serão mantidos, ou seja, caso o contrato seja de três anos, a instituição financeira receberá o valor ao longo desses três anos.
Como saber o saldo do FGTS?
Para saber a quantia disponível no FGTS, é necessário baixar o aplicativo do fundo de garantia disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Através do aplicativo, o trabalhador poderá consultar o saldo e, caso haja algum valor a ser liberado, poderá indicar uma conta de sua titularidade em qualquer banco para receber o montante.
O FGTS é uma importante proteção financeira para os trabalhadores brasileiros. Além de servir como uma reserva para momentos de necessidade, como demissões sem justa causa, o dundo de garantia também possui outras vantagens. Abaixo, listamos alguns dos benefícios do FGTS:
- 1. Segurança financeira: O FGTS é uma espécie de seguro para os trabalhadores, garantindo uma reserva para momentos de dificuldade financeira.
- 2. Realização de planos: Muitas pessoas utilizam o FGTS para realizar sonhos, como a compra da casa própria ou o investimento em um negócio próprio.
- 3. Renda complementar na aposentadoria: O FGTS acumulado durante a vida profissional pode ser utilizado como uma renda complementar na aposentadoria.
As possíveis mudanças no saque do FGTS têm como objetivo principal garantir o acesso integral aos recursos para os trabalhadores demitidos. Atualmente, apenas uma pequena parcela dos valores disponíveis é efetivamente sacada. Com a proposta de liberar os recursos comprometidos nos contratos de saque-aniversário ao longo do tempo de contrato, espera-se que mais trabalhadores possam ter acesso aos valores acumulados.
É importante que os trabalhadores estejam atentos às mudanças propostas e que utilizem os canais oficiais, como o aplicativo do fundo de garantia, para consultar seus saldos e realizar os saques conforme as regras estabelecidas. O FGTS é um direito do trabalhador e deve ser utilizado de forma consciente, planejando-se para momentos estratégicos e garantindo uma segurança financeira a longo prazo.