Bolsonaro se pronuncia pela primeira vez após LULA bater o martelo sobre o FIM do saque-aniversário do FGTS
O encerramento do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a transferência para a União dos recursos não reclamados nos bancos foram criticados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais.
“Lula apoia o fim do Saque-Aniversário de FGTS. Ou seja, o trabalhador vai ter que pagar juros se quiser pegar seu próprio dinheiro […] Depois de invadir a conta bancária do trabalhador, Lula agora vai invadir o FGTS”, afirmou Bolsonaro em uma postagem em seu perfil no Instagram na sexta-feira, 13.
O governo federal negou que a utilização de R$ 8,6 bilhões de recursos “esquecidos” em contas particulares seja um “confisco” de contas bancárias.
A declaração ocorreu após o Congresso aprovar a medida para financiar a desoneração de 17 setores da economia e de municípios com até 156,2 mil habitantes. A renúncia fiscal total é de R$ 26 bilhões.
Quanto ao fim do saque-aniversário, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, informou no último dia 12 de setembro que o presidente Lula autorizou a medida. Segundo ele, o projeto deve ser enviado ao Congresso em novembro, logo após as eleições.
O ministro fez a declaração em entrevista à TV Globo. Em contrapartida, o governo deve propor que o trabalhador do setor privado tenha maior acesso ao crédito consignado.
O saque-aniversário foi implementado em 2020, durante o governo Bolsonaro. A adesão é voluntária. O trabalhador pode sacar uma parte do FGTS no mês de seu aniversário.
No entanto, ao escolher essa modalidade, ele renuncia ao direito de receber o valor integral da conta do fundo em caso de demissão, recebendo apenas a multa (se demitido sem justa causa).
Dicas importantes sobre o FGTS
Além de saber as últimas informações sobre o FGTS, é importante estar atento a algumas dicas importantes sobre esse benefício:
- Mantenha seus dados atualizados: Certifique-se de que seus dados pessoais e informações de contato estejam sempre atualizados no cadastro do FGTS. Isso facilita o acesso à sua conta e o recebimento de informações.
- Fique atento a situações de saque: Conheça bem as situações em que é possível sacar o FGTS, para não perder o direito a esse benefício.
- Acompanhe os depósitos: Verifique regularmente se a empresa está realizando os depósitos mensais do FGTS em sua conta. Isso evita problemas futuros.
- Considere a antecipação do FGTS: Se você precisar de um crédito, a antecipação do FGTS pode ser uma opção interessante, desde que avalie cuidadosamente as condições.