Funcionários do Banco do Brasil em algumas regiões iniciaram uma paralisação por tempo indeterminado na última segunda-feira (16/9). Segundo apurações oficiais, os bancários do BB em greve estavam na Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.
Esses trabalhadores em protesto rejeitam a proposta de aumento salarial oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para o período de agosto de 2024 a agosto de 2026.
O Sindicato dos Bancários informou que o acordo foi firmado com os funcionários do Banco do Brasil após 10 sessões de negociação com a instituição pública. O contrato tem vigência de dois anos (2024-2026).
Os funcionários também assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, que assegurou um reajuste de 4,64% em 2024, representando um aumento real (acima da inflação) de 0,90% nos salários, vales alimentação (VA) e refeição (VR), participação nos lucros e resultados (PLR) e demais benefícios.
Para 2025, o ganho real dos bancários será de 0,6% (reposição da inflação, medida pelo INPC, mais 0,6% de aumento real) nos salários, VA e VR, PLR e outros benefícios.
Principais pontos do acordo
Entre os itens do acordo firmado, o BB se comprometeu a solucionar as questões de saúde e previdência dos funcionários vindos de bancos incorporados até 31 de julho de 2025.
Ficou acertado também o retorno dos vigilantes em setembro em todas as unidades de varejo, com ou sem numerário.
O Banco do Brasil propõe ainda aumentar a verba para viagens a serviço, com revisão dos valores a cada dois anos.
Outro ponto é a diminuição de 2 horas na jornada de trabalho para funcionários, pais e responsáveis por pessoa com deficiência (PCD) que trabalham 8 horas por dia, e de 1 hora para os que cumprem 6 horas diárias.
Posicionamento do BB
Quando contatado pela reportagem, o BB informou que faz parte da mesa única da Fenaban, com participação de todos os bancos, onde são discutidas as questões gerais da categoria bancária, incluindo o índice de reajuste. Além disso, possui uma mesa específica com os sindicatos para tratar das questões do funcionalismo do BB.
“Para a data base de 2024, foram realizadas várias rodadas de negociação por mais de 2 meses, resultando em uma proposta final aceita pelos sindicatos para deliberação na assembleia de funcionários“, disse o banco público, acrescentando: “A proposta foi aprovada em diversas assembleias pelo país e algumas regiões ainda estão avaliando“.
Como alternativa, clientes do BB têm à disposição atendimento via aplicativo, Internet Banking, Correspondentes Bancários e Central de Relacionamento pelos números 4001-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (demais localidades).