Tarifa Gratuita na conta de luz de quem mora de aluguel! Saiba como solicitar hoje (25/09)
Através do programa Tarifa Social, pessoas de baixa renda podem economizar até 65% na conta de luz. Para esse grupo, é essencial manter os dados do Cadastro Único atualizados, mesmo morando de aluguel.
Inquilinos também têm direito aos descontos da Tarifa Social. O benefício é concedido ao titular da conta de energia, não ao imóvel. Isso significa que se a fatura estiver em seu nome, você pode se beneficiar.
A única diferença é a necessidade de comprovar seu endereço, mesmo em imóvel alugado. Depois disso, haverá cruzamento de informações entre o Cadastro Único e os dados da companhia de energia elétrica.
Quem tem direito aos descontos da Tarifa Social?
Para obter o desconto de até 65% na conta de luz, o titular da conta deve atender a estes critérios:
- Pessoas com deficiência ou idosos a partir de 65 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou
- Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo; ou
- Famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês e que tenham um membro que dependa de aparelho elétrico para cuidados de saúde.
Descontos oferecidos
- Consumo mensal até 30 kWh/mês – desconto de 65%;
- Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh/mês – desconto de 40%;
- Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh/mês – desconto de 10%.
Como participar da Tarifa Social morando de aluguel?
Não é preciso se inscrever na Tarifa Social, mesmo morando de aluguel. A única diferença, neste caso, é que o cidadão que atender aos critérios deve transferir a conta de luz para seu nome.
Para isso, é necessário procurar o atendimento da companhia de energia e apresentar o contrato de aluguel. Após isso, a fatura muda de titular e o cidadão começa a receber os descontos.