EconomiaGeral

Brasileiros com CPF sujo na Serasa tem novo rumo após decisão inédita da justiça

Um cliente iniciou um processo contra a Serasa após descobrir uma dívida com mais de 5 anos em seu CPF na plataforma. A decisão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o caso foi surpreendente.

O STJ concluiu que a Serasa não errou ao oferecer a negociação de uma dívida com mais de 5 anos ao devedor. A razão é que a dívida ainda existe, mas sua cobrança judicial foi prescrita pelo Código Civil.

Brasileiros com CPF sujo na Serasa tem novo rumo após decisão inédita da justiça
Brasileiros com CPF sujo na Serasa tem novo rumo após decisão inédita da justiça – Imagem: Reprodução.

A prescrição judicial após 5 anos confunde muitos consumidores. Alguns pensam que a dívida “caduca” e deixa de existir, o que não é verdade.

Devido ao tempo em que a dívida ficou em aberto, se não for paga, a empresa credora tem limitações para cobrá-la, e as consequências para o devedor diminuem. Isso não significa, porém, que o débito não precise mais ser quitado.

A Serasa pode negativar o nome por dívida com mais de 5 anos?

Neste caso específico julgado pelo STJ, a acusação contra a Serasa foi considerada improcedente. A justificativa é que a prescrição apenas impede a cobrança judicial da dívida, não o registro do débito em nome do devedor.

Dois pontos devem ser considerados:

  1. De fato, dívidas com mais de 5 anos recebem prescrição judicial, ou seja, não podem mais ser cobradas na justiça nem negativar o nome do cliente;
  2. Contudo, isso não impede que o CPF do consumidor permaneça registrado em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, na categoria de “débitos a negociar”.

Assim, mesmo que a dívida não apareça na Serasa como débito negativado, ela pode constar na plataforma como um incentivo à negociação. Existe uma opção de acordo em que a dívida é classificada como “débito atrasado”.

Além disso, o débito continua ativo e, por questões éticas, deveria ser pago. A empresa credora pode recusar-se a vender para o cliente usando formas de pagamento a longo prazo, como carnê ou boleto.

Como pagar as dívidas pela Serasa Limpa Nome

Os clientes que desejam conferir se têm propostas disponíveis no Serasa Limpa Nome precisam acessar o site ou o app da Serasa. O aplicativo pode ser baixado tanto na App Store quanto no Google Play.

Confira abaixo um guia passo a passo para simplificar o processo:

  1. Primeiro passo: instale o app da Serasa no seu celular (para Android e iOS), digite seu CPF e complete um cadastro rápido. Assim, todos os dados financeiros do cliente já aparecerão na tela;
  2. Segundo passo: clique em “Ver ofertas”. Aqui, você poderá checar as condições de pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome aplicado. É só clicar em uma das dívidas listadas para ver as opções de renegociação de cada débito;
  3. Terceiro passo: selecione a opção que preferir e como quer pagar. Se for boleto, você pode copiar o código, baixar ou pedir envio por WhatsApp. Se escolher Pix, defina a data de vencimento e o número de parcelas. Depois, confirme os dados, revise tudo e clique em “Concluir acordo”;
  4. Quarto passo: com o acordo fechado, faça o pagamento conforme combinado. Para pagar com Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no app do seu banco para continuar.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x