Os semáforos são reconhecidos globalmente por suas três cores tradicionais — vermelho, amarelo e verde. Contudo, em Madrid, capital espanhola, uma inovação surpreendente chamou a atenção dos moradores: a adição da cor branca.
Essa novidade foi criada para veículos autônomos, resultado de uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte. O propósito dessa quarta cor é gerenciar o fluxo de carros sem motorista, facilitando sua comunicação e coordenação.
De acordo com os cientistas, quando muitos veículos autônomos se concentrarem na via, a luz branca será ativada para que eles possam se organizar no cruzamento, melhorando a fluidez do trânsito.
“Dar parte do controle do fluxo de tráfego a veículos autônomos é uma ideia relativamente nova, chamada de paradigma de controle móvel […] Mas pensamos que é importante incorporar o conceito de luz branca nos cruzamentos porque informa aos condutores humanos o que está acontecendo”, explica o estudo.
Os veículos convencionais continuarão seguindo o código de cores usual. O sistema ainda está em fase experimental e não há planos imediatos para sua implementação em outras cidades do mundo.
A Nova Regra do Trânsito: A Lei das Placas
Em 17 de abril de 2023, entrou em vigor no Brasil a Lei 14.562/23, apelidada de “Lei das Placas“. Essa nova norma estabelece que dirigir um carro sem placa será visto como adulteração do identificador do veículo, crime previsto no artigo 311 do Código Penal.
Embora não seja classificado como crime, o motorista pego dirigindo sem placa receberá uma multa alta. A infração é considerada gravíssima, custando R$ 239,47 e somando 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, com a aprovação dessa nova lei de trânsito, o veículo poderá ser apreendido.
Principais Regras de Trânsito no Brasil
Além da Lei das Placas, o Código de Trânsito Brasileiro define outras regras essenciais que todos os motoristas devem seguir:
- Uso obrigatório do cinto de segurança por todos no veículo;
- Proibição de dirigir alcoolizado ou drogado, o que é crime;
- Obrigação de respeitar os limites de velocidade;
- Necessidade de transportar crianças com equipamentos de segurança próprios;
- Cumprimento das leis de trânsito também por ciclistas.
O Papel das Leis de Trânsito
As leis de trânsito têm como meta principal controlar e regular o comportamento das pessoas nas ruas, seguindo os princípios e valores da sociedade.
No campo legal, elas definem os direitos e deveres dos motoristas, pedestres e outros usuários das vias, sendo de cumprimento obrigatório.