Moeda rara de 50 centavos pode valer até R$ 9 mil e alegra brasileiros; veja como trocar
Muitos brasileiros ficariam espantados ao saber que algumas moedas comuns, como as de 50 centavos, podem valer uma boa grana.
Quem entende de moedas e notas diz que certas moedas de 50 centavos podem chegar a preços incríveis entre colecionadores e te dar um dinheiro extra.
Para alguns, essas moedas simples são como tesouros escondidos que podem render até R$ 9 mil. Duas moedas em especial, de 2010 e 2020, estão chamando a atenção dos colecionadores.
As duas são da segunda família do Real e, mesmo ainda circulando, valem muito mais do que seu valor de face.
Como achar moedas de 50 centavos valiosas?
Encontrar essas moedas de 50 centavos que podem valer milhares de reais não é complicado, mas precisa prestar atenção nos detalhes.
O jeito que essas moedas são feitas é super importante para saber se elas são mesmo valiosas. As moedas são feitas de cuproníquel, têm 23,0 mm de diâmetro, pesam 9,25 g e têm 2,85 mm de espessura.
A borda tem inscrições, e o eixo segue o padrão de reverso moeda (EH). Essas moedas estão rodando por aí desde 1º de julho de 1998.
Na frente da moeda, aparece o rosto de José Maria da Silva Paranhos Jr., mais conhecido como Barão do Rio Branco, um cara importante que foi Ministro das Relações Exteriores no começo dos anos 1900.
Já atrás, vemos o valor da moeda, seguido pelas palavras “centavos” e o ano em que foi feita. A moeda pode ficar super valiosa se tiver uma coisa bem rara: o “cunho trocado”.
Esse erro acontece quando uma moeda é feita com um molde errado. Em vez da cara do Barão do Rio Branco, algumas moedas de 50 centavos podem mostrar o rosto de Tiradentes, por exemplo. Esse erro, chamado de “mula” ou “híbrida”, faz o valor da moeda subir muito entre os colecionadores.