O chefe da pasta de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o horário de verão é uma das opções consideradas pelo governo para diminuir a sobrecarga no sistema elétrico, mas enfatizou que não é a única alternativa.
De acordo com ele, a questão não se limita apenas à necessidade de reduzir a demanda no horário de pico, entre 18h e 19h, mas também envolve aspectos econômicos como o turismo e o funcionamento de bares e restaurantes.
“É importante para reduzir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas”, explicou Silveira.
O ministro ressaltou, ainda, que a segurança energética para 2024 está assegurada, e que tem realizado planejamento visando os próximos anos.
Brasil terá uma grande lista de feriados em 2025; conheça quais são
Em 2025, os amantes de viagens terão uma oportunidade única de aproveitar diversos feriados prolongados espalhados pelo ano.
Esses dias extras representam uma chance incrível de descontrair, conhecer novos destinos e fazer aquela escapada da rotina. Se você já está de olho nessas datas, é hora de começar a planejar suas próximas aventuras.
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (quarta-feira);
- 18 de abril: Sexta-feira Santa 2025 – Paixão de Cristo (sexta-feira);
- 21 de abril: Dia de Tiradentes (segunda-feira);
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalhador (quinta-feira);
- 7 de setembro: Dia da Independência do Brasil (domingo);
- 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil (domingo);
- 2 de novembro: Dia de Finados (domingo);
- 15 de novembro: Dia da Proclamação da República (sábado);
- 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (quinta-feira);
- 25 de dezembro: Natal (quinta-feira);
- 1º de janeiro de 2026: Ano Novo 2026 (quinta-feira).
Próximo feriado em novembro
Em dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como um novo feriado nacional.
Essa data será comemorada em 20 de novembro, em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores movimentos de resistência contra a escravidão durante o período colonial no Brasil.
A inclusão desse novo feriado nacional é um importante passo para a valorização e reconhecimento da história e da cultura afro-brasileira. Essa data representa uma oportunidade de refletir sobre a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial no país.