Dinheiro guardado na poupança pode bloquear o Bolsa Família de R$600,00?
Muitos beneficiários do Bolsa Família ficam em dúvida sobre como a poupança pode impactar o auxílio. É natural que as famílias se preocupem com a chance de perder o benefício caso consigam guardar algum dinheiro ao longo do tempo.
No entanto, economizar não é algo comum no Brasil. De acordo com o estudo, 61% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro para investir ou poupar, enquanto 34% fazem alguma reserva. Os 5% restantes não responderam ou não souberam responder.
O Bolsa Família pode ser bloqueado por ter poupança?
Muitos beneficiários se perguntam: juntar dinheiro na conta pode fazer o Bolsa Família ser bloqueado?
Na verdade, ter uma quantia guardada só causará bloqueio se o governo perceber que a família está ganhando mais do que o permitido pelo programa.
O Bolsa Família quer ajudar famílias que precisam de apoio financeiro e, se ficar provado que uma família está ganhando mais do que deveria, o benefício pode ser revisado ou suspenso.
Mesmo assim, só ter algum dinheiro na conta do banco não é motivo para bloquear o benefício automaticamente. É preciso analisar quanto a família ganha no total e se ela ainda se encaixa nas regras do programa.
O uso do Caixa Tem ou o controle das contas bancárias só importa se houver sinais de que a família está ganhando muito mais e não precisa mais da ajuda do programa.
Bloqueio e suspensão do Bolsa Família
Em alguns casos, o Bolsa Família pode ser bloqueado ou suspenso por diversas razões, como:
- Atualização cadastral desatualizada no CadÚnico;
- Não cumpra as condicionalidades;
- Alteração na renda familiar.
Nesses casos, é possível consultar o status do benefício pelos mesmos canais mencionados acima, como o aplicativo Bolsa Família e o telefone 111.
Caso haja algum problema, é importante entrar em contato com o CRAS ou com a prefeitura para regularizar a situação.
Canais de Atendimento e Assistência
Caso tenha dúvidas ou informações precisas sobre assistência relacionada ao Bolsa Família, existem diferentes canais de atendimento à disposição:
- Telefone 111 (central de atendimento do Bolsa Família)
- Telefone 0800 726 0207 (Caixa Cidadão)
- Unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)
- Prefeitura do seu município
Esses canais oferecem suporte para informações detalhadas, orientar sobre o programa e ajudar na resolução de problemas relacionados ao Bolsa Família.