Novo golpe do Bolsa Família vigente hoje 02/09 assusta beneficiários e governo Lula toma decisão emergencial
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, emitiu um aviso recente com orientações contra uma nova fraude direcionada aos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Famílias têm relatado o recebimento de SMS (mensagens de texto no celular) sugerindo o acesso a um link perigoso, criado para realizar ataques com vírus ou golpes. Nesses casos, quando o usuário clica no link suspeito, acaba expondo suas informações e acessos a possíveis criminosos.
Como acessar o Bolsa Família e ficar atento aos golpes
Nessa situação, o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem os benefícios do Bolsa Família, geralmente acessadas pelo aplicativo Caixa TEM, fica vulnerável, permitindo a retirada indevida dos valores disponíveis, incluindo os transferidos pelo Programa.
“O Ministério do Desenvolvimento Social não usa SMS, nem mensagem de texto, e jamais orienta clicar em links. A comunicação é feita através da conta, do extrato, diretamente para o usuário com segurança, ou pela nossa rede SUAS”, esclareceu Dias.
A Pasta enfatiza que os únicos canais de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família. O Programa também não realiza ligações telefônicas de nenhum tipo.
O titular do MDS também orientou famílias que foram vítimas do golpe. “A recomendação é procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência. Após análise do caso, é possível haver ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”, informou.
De acordo com o MDS, as vítimas de golpe podem:
- Comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa, levando CPF e um documento de identificação do beneficiário;
- Usar o aplicativo Caixa TEM, seguindo estes passos: clicar no ícone ajustes; Minha conta; contestar transação; selecionar o valor a ser contestado; responder às perguntas de segurança. Ao final, aparecerá a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.” O prazo para análise é de até 10 dias úteis;
- Ligar para o SAC Caixa, no número 0800 726 0101, opção 6. Neste caso, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, a data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente fará perguntas de segurança e registrará a transação.
Recomenda-se às famílias que suspeitam ser vítimas de invasão de celulares que também registrem um Boletim de Ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente na delegacia mais próxima ou pela internet.
Canais oficiais do MDS
Para evitar novos golpes, o ministro Wellington Dias destaca que a comunicação com as famílias é feita por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família.
“O MDS tem recebido denúncias de pessoas aplicando golpes e roubando dinheiro de beneficiários do Bolsa Família. Imediatamente contatamos a Caixa Econômica. E orientamos: o Ministério do Desenvolvimento Social não usa SMS, mensagens de texto, e muito menos pede para clicar em links”, explicou o ministro.