FESTA NO BRASIL HOJE (30/10): INSS surpreende geral com comunicado oficial sobre grana EXTRA que cai como presente a aposentados

FESTA NO BRASIL HOJE (30/10): INSS surpreende geral com comunicado oficial sobre grana EXTRA que cai como presente a aposentados
FESTA NO BRASIL HOJE (30/10): INSS surpreende geral com comunicado oficial sobre grana EXTRA que cai como presente a aposentados – Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe boas notícias para aposentados e pensionistas na última quinta-feira, 26. Em comunicado oficial, o órgão confirmou que o teto dos juros para empréstimo consignado está em 1,84% ao mês.

A redução das taxas de juros é uma vitória para os beneficiários, pois alivia na hora de pagar o empréstimo e garante aquele dinheiro extra.”

A declaração, que foi publicada em seu site oficial, também informou que a taxa de juros para cartão de crédito consignado e no cartão de benefício também mudou.

Mudança nas taxas

De acordo com informações da autarquia, a taxa passou de 2,83% para 2,73% ao mês. A redução foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) em 11 de outubro.

Ainda no comunicado, o INSS orientou os beneficiários sobre como verificar as novas taxas de juros. O acesso é feito pelo portal Meu INSS. Para isso, basta seguir os passos:

  1. Acessar o portal e clicar em “Taxas de empréstimo consignado”;
  2. Você verá uma aba com a relação dos bancos e os respectivos juros de empréstimo e poderá fazer sua simulação.

O valor médio dos empréstimos está em R$ 4.940,48.

Dicas para fazer um empréstimo consignado

Gilberto Braga, economista e professor do Ibmec, refletiu sobre a importância de realizar um empréstimo com consciência. Segundo ele, é necessário que o beneficiário avalie sua situação financeira e reuna as informações sobre os gastos das contas, como energia, aluguel, energia, e outros.

Em seguida, é importante que o aposentado ou pensionista reduza os gastos para conseguir pagar todas as contas, além de definir um prazo para pagamento que cabe no bolso.

Outras dicas são: buscar as informações sobre a instituição financeira, não assinar o contrato sem ler e se atente aos golpes.

Calendário de pagamento do INSS para outubro

Além da nova taxa de juros, o mês de outubro também traz outra vitória para os beneficiários do INSS. Isso porque, o Governo Federal liberou as datas de pagamentos para os aposentados e pensionistas para o mês de outubro.

Beneficiários que recebem um salário mínimo:

FinalData de Pagamento
125 de outubro
226 de outubro
327 de outubro
430 de outubro
531 de outubro
61º de novembro
73 de novembro
86 de novembro
97 de novembro
08 de novembro

Beneficiários que recebem acima de um salário mínimo:

FinaisData de Pagamento
1 e 61º de novembro
2 e 73 de novembro
3 e 86 de novembro
4 e 97 de novembro
5 e 08 de novembro

Onde consultar o benefício do INSS?

Caso não tenha o NB disponível, é possível consultar informações sobre o benefício previdenciário usando o CPF. Existem quatro maneiras principais de fazer isso:

  • Pelo site do Meu INSS
  • Pelo aplicativo Meu INSS
  • Pela Central 135
  • Na agência do INSS

Vamos detalhar cada um desses métodos a seguir.

Consultar o benefício pelo site do Meu INSS

O site do Meu INSS oferece vários serviços digitais do INSS, incluindo a consulta do número do benefício. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login;
  4. Na tela inicial, você verá o nome do seu benefício junto com o número.

Se precisar consultar outro serviço, basta clicar na aba “Serviços” e selecionar o desejado.

Consultar o benefício pelo aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS, disponível para Android e IOS, também permite a consulta do número do benefício. Veja a orientação a seguir:

  1. Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Informe seu CPF e senha para fazer login;
  3. Autorize o uso de dados pessoais;
  4. Na tela inicial, você verá o nome do seu benefício junto com o número.

Para consultar os serviços disponíveis, clique no menu que fica no canto superior esquerdo.

Consultar o benefício pela central 135

Outra opção é fazer a consulta do número do benefício pela Central de atendimento telefônico do INSS. Confira os passos:

  1. Ligue para o número 135 e informe seu CPF;
  2. Confirme algumas informações para segurança;
  3. O atendente fornecerá o número do seu benefício e outras informações que você precisar.

Consultar o benefício na agência do INSS

Finalmente, é possível obter informações do benefício pessoalmente em uma unidade do INSS, fornecendo seu CPF e mostrando seus documentos de identificação.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.