Direitos do TrabalhadorEconomiaGeralINSS

SAIU AGORA (30/10): Nova lei do INSS pega todo mundo de surpresa e garante EXTRA de 25% para aposentados e você pode estar na lista

Nova lei do INSS em vigor libera pagamento antes da sua aposentadoria oficial
Nova lei do INSS em vigor libera pagamento antes da sua aposentadoria oficial. Imagem; Reprodução/Governo Federal

A segurança financeira na terceira idade é uma preocupação constante para muitos aposentados. Para garantir uma melhoria na qualidade de vida desses segurados, uma nova lei do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi confirmada hoje, estabelecendo um adicional de 25% para aposentados que se encaixem nos requisitos necessários.

No entanto, é importante ressaltar que o acréscimo no salário do previdenciário só poderá ser feito pelos segurados por invalidez que consigam comprovar a necessidade de ajuda.

Mudanças na Lei do INSS para aposentados

Até o ano de 2021, qualquer aposentado poderia solicitar um aumento de 25% na aposentadoria caso precisasse. Entretanto, após o Supremo Tribunal Federal decidir que o acréscimo no salário dos segurados do INSS só poderia ser feito pelos que estivessem previstos na lei, o aumento passou a ser reservado apenas aos segurados por invalidez que conseguissem provar a necessidade de ajuda.

De acordo com informações recentes, atualmente, nem todos os casos de aposentadoria por invalidez podem pedir o aumento no salário. O INSS é o órgão responsável por determinar se o adicional pode ser pago, além de indicar uma lista de doenças ou circunstâncias de saúde que podem oferecer o benefício.

Como solicitar o adicional de 25% no INSS? Confira

Caso o segurado tenha direito ao adicional de 25%, é possível solicitar o aumento por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo número 135, que é a central de atendimento do INSS. O processo é simples e consiste em seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Clique em “Novo Pedido”;
  3. Digite o nome do serviço/benefício desejado;
  4. Avance seguindo as instruções do aplicativo.

Após realizar essa solicitação, o INSS deve entrar em contato com o segurado para agendar a perícia médica. Nesse contato, serão informados o local, dia e hora para a realização da perícia.

Lista de doenças que dão direito ao adicional

A nova lei do INSS estabelece uma lista de doenças ou circunstâncias de saúde que podem conceder o direito ao adicional de 25% para aposentados por invalidez. São elas:

  • Cegueira total;
  • Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo que a prótese seja possível;
  • Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
  • Doença que exija permanência contínua no leito;
  • Incapacidade permanente para as atividades da vida diária;
  • Condições de saúde que demandem assistência permanente, desde que seja comprovada através de ação judicial.

É importante destacar que, além das doenças listadas acima, também podem existir outras condições que justifiquem a necessidade de assistência permanente. Nesses casos, é necessário ingressar com uma ação na justiça para discutir o direito ao adicional.

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x