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Fiat Palio 1.0 Fire por R$ 17 mil deixa brasileiros em FESTA! Em 2024, carro popular da Fiat desbanca rivais com 17,2 km/l e pega todos de surpresa

O Fiat Palio 1.0 Fire é um dos ícones da marca italiana no Brasil, marcando a terceira investida da Fiat no segmento de carros compactos.

Lançado em 1996, este modelo conquistou o coração dos brasileiros, tornando-se um verdadeiro clássico nas estradas do país.

Fiat Palio 1.0 Fire por R$ 17 mil deixa brasileiros em FESTA! Em 2024, carro popular da Fiat desbanca rivais com 17,2 km/l e pega todos de surpresa
Fiat Palio 1.0 Fire por R$ 17 mil deixa brasileiros em FESTA! Em 2024, carro popular da Fiat desbanca rivais com 17,2 km/l e pega todos de surpresa – Imagem: Reprodução.

Apesar de ter passado por várias atualizações e evoluções ao longo dos anos, o Palio 1.0 Fire manteve seu DNA de carro popular, oferecendo uma combinação imbatível de economia, desempenho e acessibilidade.

A trajetória do Fiat Palio no Brasil

O Fiat Palio foi desenvolvido sobre a plataforma do Uno Europeu, surgindo como um grande rival do Volkswagen Gol.

Apostando em linhas arredondadas, que eram tendência nos anos 1990, o Palio passou por três gerações de remodelações, ganhando diversas versões e séries limitadas ao longo de sua trajetória.

Embora tenha demorado a superar o Gol em vendas, o Palio conseguiu se consolidar como um dos carros populares mais importantes da Fiat no Brasil.

As configurações do Fiat Palio

De acordo com a especialista Abquesia Farias, do site Revista dos Benefícios, além da tradicional versão hatch, o Fiat Palio ofereceu outras opções de carroceria, como a picape Strada, a station wagon Weekend e o sedã Siena.

Essa versatilidade de configurações permitiu que o modelo atendesse a diferentes necessidades dos consumidores, ampliando sua presença no mercado.

Inclusive, a arquitetura do Palio serviu de base para outros veículos da marca, como a minivan Idea e a multivan Doblò.

O sucesso do Fiat Palio 1.0 Fire

O Fiat Palio 1.0 Fire, sucessor do Palio Young, foi lançado em 2002 como a versão mais acessível do modelo no Brasil.

Apesar de ser uma versão reestilizada do Palio Young, com interior e acabamento mais simples, o Palio 1.0 Fire conquistou o público com sua combinação de preço competitivo e bom desempenho.

Em termos de dimensões, o Fiat Palio 1.0 Fire 2006 apresenta um comprimento de 3.763 mm, largura de 1.620 mm, altura de 1.440 mm e distância entre-eixos de 2.373 mm.

O porta-malas tem capacidade de 280 litros, e o peso do veículo é de 890 kg. O tanque tem capacidade de 48 litros, e o modelo pode transportar uma carga útil de até 400 kg.

O desempenho do Fiat Palio 1.0 Fire

O motor do Fiat Palio 1.0 Fire é instalado na dianteira e pode entregar uma potência máxima de 66 cavalos quando movido a álcool e 65 cavalos a gasolina, ambos a 6 mil RPM.

O torque máximo é de 9,2 kgfm a álcool e 9,1 kgfm a gasolina, ambos a 2.500 RPM. Em termos de desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 15,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 155 km/h.

Quando se trata de consumo, o Fiat Palio 1.0 Fire 2006 alcança 7,5 km/l com álcool e 9,8 km/l com gasolina em ambiente urbano.

Já em rodovias, as medidas são 9,4 km/l e 17,2 km/l, respectivamente. Isso se traduz em uma autonomia máxima de 586 km na gasolina, um número impressionante para um carro popular.

As características de dirigibilidade do Fiat Palio

Uma das particularidades do Fiat Palio é a sua suspensão. Enquanto o Volkswagen Gol, seu principal rival, era conhecido por ter uma suspensão mais firme, o Palio optava por uma calibragem mais suave, o que lhe rendeu a alcunha de “João Bobo”. Essa característica, no entanto, atraiu um público que valorizava um comportamento mais confortável ao dirigir.

Ao considerar a compra de um Fiat Palio de primeira geração, é importante evitar as versões equipadas com o câmbio Dualogic.

Essa transmissão automatizada é conhecida por comprometer o desempenho dos motores 1.6 e 1.8, além de apresentar respostas lentas e falta de suavidade nas trocas de marchas.

Outro ponto a se atentar são os problemas comuns de acabamento, como falhas na pintura e peças descascando ou estufando, que foram frequentes nos primeiros anos de produção. O ar-condicionado, que demorava a gelar, também foi uma queixa recorrente entre os proprietários.

É crucial também verificar o desgaste dos componentes de suspensão, principalmente se o carro tiver rodado muito em estradas esburacadas, e o estado do sistema elétrico, que pode apresentar falhas em modelos mais antigos.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
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