INSSNotícias

Canetada Oficial: Nova idade mínima para aposentar pelo INSS é decretada e chega com tudo para quem tem carteira assinada

INSS decreta nova idade mínima para se aposentar para quem tem carteira assinada. Saiba mais
INSS decreta nova idade mínima para se aposentar para quem tem carteira assinada. Saiba mais | Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Com a Reforma da Previdência de 2019, as regras para aposentadoria pelo INSS passaram por mudanças significativas, especialmente em relação à idade mínima necessária para se aposentar.

Essas alterações continuam a evoluir anualmente, o que exige atenção redobrada dos trabalhadores que desejam planejar sua aposentadoria.

Neste texto, exploraremos como a idade mínima é ajustada ano após ano e discutiremos uma nova modalidade de aposentadoria, que permite a antecipação do benefício para alguns grupos específicos.

Como funciona a regra de transição na aposentadoria do INSS?

A Reforma da Previdência introduziu uma regra de transição que se mostra vantajosa, especialmente para mulheres e alguns homens.

Para a maioria das mulheres, a aposentadoria pode ser alcançada a partir dos 58 anos e 6 meses de idade, desde que tenham contribuído por 30 anos. Já os homens podem se aposentar aos 63 anos e 6 meses, com 35 anos de contribuição.

Esse mecanismo permite que pessoas se aposentem antes dos 60 anos, algo que era menos comum antes da reforma. É importante, contudo, que cada caso seja analisado individualmente, pois as condições específicas podem influenciar o tempo necessário para a aposentadoria.

Além disso, há um cronograma de transição para a regra de pontos 86/96, que se aplica tanto ao setor privado quanto aos servidores públicos.

Para as mulheres, a pontuação mínima em 2024 é de 91 pontos, enquanto para os homens é de 101 pontos. No caso dos servidores públicos, além dessa pontuação, exige-se também uma idade mínima de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres, juntamente com 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo atual.

Outra forma de conseguir a aposentadoria do INSS

Outra modalidade que merece destaque é a aposentadoria destinada aos trabalhadores de baixa renda, que possuem requisitos de idade mínima fixados desde 2019. Para os homens, a idade mínima é de 65 anos, enquanto para as mulheres, após uma transição, a idade estabelecida em 2023 é de 62 anos. O tempo de contribuição exigido para ambos os sexos é de no mínimo 15 anos. Essa regra beneficia aqueles que tiveram pouca contribuição ao longo da vida, possibilitando o acesso à aposentadoria.

Para solicitar qualquer modalidade de aposentadoria pelo INSS, é necessário reunir uma série de documentos, como carnês de recolhimento, carteira de trabalho e a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). O processo pode ser iniciado de forma online, pelo site ou aplicativo do Meu INSS, onde o solicitante deve preencher um cadastro, anexar os documentos exigidos e escolher a agência de Previdência e o banco onde deseja receber o benefício. Uma vez concluído o pedido, o trabalhador será notificado sobre o andamento e eventual aprovação do processo.

Calendário de pagamentos de agosto do INSS

Confira a seguir o calendário de pagamentos do INSS para o mês de agosto para quem recebe até 1 salário mínimo ou mais:

Até 1 salário mínimo:

  • Final 1: 26 de agosto;
  • Final 2: 27 de agosto;
  • Final 3: 28 de agosto;
  • Final 4: 29 de agosto;
  • Final 5: 30 de agosto;
  • Final 6: 2 de setembro;
  • Final 7: 3 de setembro;
  • Final 8: 4 de setembro;
  • Final 9: 5 de setembro;
  • Final 0: 6 de setembro.

Acima de 1 salário mínimo:

  • Finais 1 e 6: 2 de setembro;
  • Finais 2 e 7: 3 de setembro;
  • Finais 3 e 8: 4 de setembro;
  • Finais 4 e 9: 5 de setembro;
  • Finais 5 e 0: 6 de setembro.

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x