Garantir uma aposentadoria confortável e segura é um objetivo importante para muitos trabalhadores brasileiros. A Advogada Previdenciarista, Jerusa Prestes, destacou a relevância de um planejamento estratégico na busca por uma aposentadoria mais vantajosa. Em um vídeo no Instagram, ela explicou que o planejamento adequado pode maximizar os benefícios recebidos do INSS, evitando que o trabalhador deixe de ganhar.
“O planejamento estratégico de aposentadoria é o melhor caminho para quem deseja aposentar de forma lucrativa, sem deixar dinheiro na mesa do INSS”, disse Jerusa Prestes.
Jerusa Prestes exemplificou sua abordagem com o caso de uma mulher de 58 anos que, em 2023, tinha 29 anos e 4 meses de contribuição. Inicialmente, a mulher pensava em se aposentar por tempo de contribuição em 2024 ou aguardar até os 62 anos para se aposentar por idade.
No entanto, Jerusa apresentou uma terceira opção: a aposentadoria da pessoa com deficiência (PCD), que permitiria que a mulher se aposentasse com um valor significativamente maior e antes da idade mínima. Entenda melhor a seguir!
Como se aposentar pelo INSS antes da idade m´nimo com a PCD?
A aposentadoria para pessoas com deficiência oferece condições mais favoráveis para aqueles que têm impedimentos de longo prazo. De acordo com a Lei Complementar nº 142, de 2013, esses impedimentos podem ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e devem impedir a plena participação do indivíduo na sociedade. O INSS possui regras específicas para essa modalidade de aposentadoria, que variam conforme o grau de deficiência e o tempo de contribuição.
Para uma deficiência leve, o tempo de contribuição exigido é de 33 anos para homens e 28 anos para mulheres. No caso de deficiência moderada, os tempos são reduzidos para 29 anos e 24 anos, respectivamente. Para deficiências graves, os tempos de contribuição são ainda menores: 25 anos para homens e 20 anos para mulheres.
Voltando ao exemplo de Jerusa, Voltando ao exemplo de Jerusa, “com a regra da aposentadoria com deficiência, ela poderia estar aposentada desde os 55 anos. Pela regra de tempo, ela receberia pouco mais de R$ 3 mil, enquanto na PCD, ela aposentou com mais de R$ 5 mil”, afirmou a advogada
Vale destacar que a avaliação do grau de deficiência é feita por uma equipe biopsicossocial do INSS, garantindo que o trabalhador se enquadre corretamente nas regras.
Como usar o portal Meu INSS para se aposentar?
O portal Meu INSS é uma ferramenta online essencial para quem busca acessar informações e serviços relacionados aos benefícios previdenciários. Para utilizar o portal, é necessário acessar o site oficial (meu.inss.gov.br) ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS. O login é feito através do gov.br, onde o usuário deve inserir seu CPF e a senha cadastrada. Caso não possua um cadastro, o portal oferece a opção de criar uma conta seguindo as instruções fornecidas.
A plataforma Meu INSS facilita o acesso a uma variedade de serviços, incluindo o acompanhamento do histórico de contribuições, simulação de aposentadoria e solicitação de benefícios. Este recurso é especialmente útil para aqueles que estão planejando a aposentadoria, permitindo que tenham uma visão clara de sua situação previdenciária e das melhores opções disponíveis para maximizar seus benefícios.