Recentemente, um novo golpe foi identificado contra os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência.
A denúncia surgiu no Estado do Rio de Janeiro, onde idosos começaram a receber mensagens por SMS ou WhatsApp, informando que teriam direito ao benefício, mesmo sem terem feito solicitação. Os golpistas, então, marcavam encontros para cobrar por “serviços” prestados, incluindo a apresentação de boletos.
O esquema envolve intermediários que se cadastram como procuradores dos beneficiários, utilizando dados falsos no sistema do INSS.
Em um caso específico, um idoso foi ao INSS para esclarecer uma cobrança e descobriu que seu cadastro continha informações de contato desconhecidas. A fraude foi detectada pela inclusão de vários procuradores no mesmo pedido de BPC, e o caso foi encaminhado à Polícia Federal para investigação.
E não para por aí, o INSS ainda identificou outra formas de fraude e golpe, veja a seguir!
INSS alerta sobre outros tipos de fraudes
Além do golpe relacionado ao BPC, o INSS alertou para fraudes envolvendo falsas Provas de Vida. Esses golpes são aplicados para obter dados pessoais dos segurados, que são contatados por carta, e-mail, telefone, SMS ou até pessoalmente. Os fraudadores, muitas vezes usando uniformes falsos do INSS, solicitam dados e fotos de documentos sob o pretexto de evitar o bloqueio dos benefícios.
Os golpistas também podem enviar links para a realização de biometria facial, mas o INSS esclarece que não realiza esses procedimentos por telefone e nem envia links para tal finalidade.
É importante que os beneficiários estejam cientes de que qualquer contato solicitando dados pessoais deve ser verificado e, em caso de dúvida, é sempre melhor buscar informações diretamente nos canais oficiais do INSS. A seguir, veremos algumas dicas do INSS para aumentar a segurança e evitar fraudes como essas.
Dicas para aumentar a segurança no uso do INSS
Para garantir a segurança dos beneficiários, o INSS recomenda o uso exclusivo de seus canais oficiais, como o site ou aplicativo “Meu INSS” e o telefone 135. O único número de SMS utilizado pelo INSS para comunicar sobre processos é o 280-41, que apenas informa sobre o andamento dos pedidos. Também, a biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
Os segurados devem manter seus dados de contato sempre atualizados e desconfiar de qualquer solicitação de dados pessoais ou documentos recebida por outros meios. Além disso, é crucial não clicar em links suspeitos e bloquear números que pareçam duvidosos. Essas medidas ajudam a garantir que as informações e os dados pessoais dos beneficiários estejam sempre protegidos.
INSS retoma pente-fino
Ainda pensando em ações para evitar fraudes, em agosto de 2024, o governo brasileiro reativará o processo de revisão dos benefícios do INSS, conhecido como pente-fino, que não acontecia desde 2019. Essa auditoria será focada principalmente em benefícios temporários, como auxílio-doença e benefício assistencial, e afetará cerca de 800 mil beneficiários. O objetivo é garantir que os recursos públicos sejam usados de forma correta e identificar possíveis fraudes no sistema de concessão de benefícios.
O procedimento incluirá uma análise detalhada dos dados cadastrais dos beneficiários, utilizando várias bases de dados do governo para verificar a autenticidade das informações. Esta abordagem visa garantir que os recursos do INSS sejam destinados a quem realmente precisa, evitando o pagamento indevido de benefícios. Além disso, o pente-fino pretende manter a integridade do sistema e a confiança do público na administração dos fundos públicos.