Susto geral: CORTES no valor do 13º salário do INSS impacta em cheio os aposentados e verdade saiu hoje (08/06)
Em meio às incertezas econômicas, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam uma notícia preocupante no final de abril de 2024: seus benefícios do 13º salário sofreriam cortes devido ao pagamento do Imposto de Renda.
Essa situação levantou muitas dúvidas e preocupações entre os idosos brasileiros, que dependem desses pagamentos extras para complementar suas rendas.
Aumento inicial nos salários dos aposentados do INSS
Desde o final de abril, os aposentados e pensionistas do INSS passaram a receber um aumento no valor de seus salários. Esse acréscimo está relacionado ao pagamento do benefício do 13º salário, que tradicionalmente é pago no segundo semestre do ano.
Contudo, nos últimos anos, o Governo Federal vem antecipando esse pagamento para estimular a economia do país.
O pagamento do 13º salário foi dividido em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do valor total, foi liberada a partir de 24 de abril. A segunda parcela ficou disponível desde 24 de maio.
Essa divisão do benefício obedeceu a uma ordem específica: os aposentados que recebem até um salário mínimo foram contemplados primeiro, seguidos pelos aposentados que recebem mais de um salário mínimo.
Cortes no valor da segunda parcela do 13º salário do INSS
Apesar do alívio financeiro proporcionado pelo pagamento do 13º salário, alguns idosos se surpreenderam ao receber o benefício com descontos. Isso ocorre porque o valor da segunda parcela pode sofrer alterações devido ao pagamento do Imposto de Renda.
Segundo o especialista Saulo Moreira, do portal Revista dos Benefícios, o valor do benefício é liberado de acordo com o dígito que antecede o hífen no número da aposentadoria do INSS. A cada dia, um número diferente é contemplado, sendo que o pagamento da segunda parcela teve início em 24 de maio.
Para verificar o valor da segunda parcela do 13º salário, os aposentados podem acessar o Meu INSS e fazer login pelo Gov.br.
Em seguida, basta procurar por “extratos” e selecionar “Extrato de pagamentos”, filtrando a busca pelo mês de maio e ano de 2024. Dessa forma, eles terão acesso ao extrato detalhado do pagamento.