FESTA HOJE (05/06)! IDOSOS de 60 anos pra cima com o RG ganham PACOTÃO RECHEADO de PRESENTES e pulam de alegria
No Brasil, a população idosa muitas vezes enfrenta desafios financeiros e de saúde significativos, tornando-se crucial explorar caminhos que possam proporcionar o alívio tão necessário.
Felizmente, uma iniciativa governamental notável – o Programa de Tarifas Sociais de Eletricidade – oferece um vislumbre de esperança, capacitando os idosos a obter economias substanciais em suas contas mensais de eletricidade.
O Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica é uma iniciativa do governo federal que oferece descontos em contas de eletricidade para famílias de baixa renda no Brasil. Este programa é particularmente relevante para os idosos, que muitas vezes enfrentam restrições financeiras e dependem de dispositivos elétricos essenciais para o seu bem-estar.
Os descontos oferecidos através deste programa podem variar até 65% para consumo mensal de até 30 kW/h, com os descontos ajustados com base em uma tabela pré-estabelecida para níveis de consumo mais elevados.
Quem tem direito a participar do programa
Para se qualificar para o programa de Tarifa Social de Eletricidade, vários critérios-chave devem ser atendidos. Primeiramente, a família deve ser registrada no Cadastro Único (CadÚnico), sistema centralizado que coleta informações sobre domicílios de baixa renda no Brasil.
Além disso, a renda mensal per capita da família não deve exceder metade do salário mínimo. Famílias com membros que recebem o Benefício Contínuo em Dinheiro (Benefício de Prestação Continuada – BPC) ou aqueles com uma renda mensal de até três salários mínimos e membros que necessitam de tratamento médico contínuo que necessitam do uso de equipamentos elétricos também são elegíveis para este programa.
Como se inscrever
Inscrever-se no Programa de Tarifas Sociais de Eletricidade é um processo simples. As famílias devem atualizar ou registrar suas informações no Cadastro Único, o que pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) locais ou nos governos municipais.
Uma vez que o Registro Unificado é atualizado, a família pode solicitar a inclusão no programa Tarifa Social de Eletricidade, por telefone ou pessoalmente nos pontos de atendimento ao cliente da concessionária local.