DECISÃO OFICIAL: Lula surpreendeu todo mundo e colocou nova lei do CPF em vigor atingindo 13 documentos no Brasil

Governo LULA confirma nova lei do CPF que irá atingir 13 documentos no BRASIL e preocupa brasileiros
Governo LULA confirma nova lei do CPF que irá atingir 13 documentos no BRASIL e preocupa brasileiros | Foto: montagem / revistadosbeneficios

O CPF, ou Cadastro de Pessoas Físicas, é um número único atribuído pela Receita Federal a cada cidadão brasileiro e estrangeiro que vive no Brasil.

A saber, o documento serve como um registro fundamental para diversas transações financeiras e administrativas no país, incluindo abertura de contas bancárias, compras de imóveis, obtenção de empréstimos e participação em concursos públicos.

Este documento simplifica a identificação e é essencial para garantir a regularidade fiscal dos indivíduos.

Ademais, o documento também está sendo cada vez mais integrado a sistemas digitais, facilitando o acesso a serviços online e transações eletrônicas de forma segura e eficiente.

Recentemente, uma nova lei do CPF, aprovada por Lula, promete consolidar ainda mais a importância deste documento único. Esta mudança irá substituir até 13 documentos diferentes, simplificando ainda mais a vida dos brasileiros no dia a dia.

LUL assina nova lei do CPF e acaba com 13 outros documentos!

Graças a uma nova lei assinada por Lula e que começou a valer este ano, o CPF se tornou um documento muito importante e fez com que outros 13 documentos fossem eliminados.

Anteriormente, cada tipo de documento tinha seu próprio número único até o ano de 2024. Agora, só será necessário anexar o CPF nesses documentos, unificando as informações nos serviços públicos.

A nova lei exige que órgãos e entidades ajustem seus sistemas e procedimentos de atendimento dentro de um prazo de até 12 meses, com mais 24 meses adicionais para atualizar cadastros e bases de dados utilizando o CPF como referência principal.

A nova lei confirmada por Lula significa que pelo menos 13 documentos diferentes terão seus números de identificação eliminados. Com a nova lei, todos esses documentos só precisarão ter o CPF como número de identificação.

Os documentos que serão afetados são:

  1. Certidão de nascimento;
  2. Certidão de casamento;
  3. Certidão de óbito;
  4. Documento Nacional de Identificação (DNI);
  5. Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
  6. Registro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  7. Cartão Nacional de Saúde;
  8. Título de eleitor;
  9. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  10.  Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  11. Certificado militar;
  12. Carteira profissional expedida pelos conselhos de fiscalização de profissão regulamentada como a OAB;
  13. Outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais.
Saulo Moreira

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol.