A Temu , um marketplace do grupo chinês Pinduoduo, está prevista para aportar no Brasil ainda este ano e já gera expectativas no mercado. Nos Estados Unidos, a empresa já superou a Shein em número de acessos, registrando 108 milhões de visualizações.
No Brasil, mesmo sem operar oficialmente, o site da Temu já foi acessado mais de 221 mil vezes em agosto. Mas, quais são as perspectivas para a chegada desta nova gigante do varejo online no país? Vamos explorar.
Shein X Temu
A Shein, uma das maiores lojas de moda online do mundo, também de origem chinesa, teve cerca de 12,8 milhões de acessos no Brasil no mesmo período de agosto, um número 64,3% maior do que no mesmo período de 2022.
“Enquanto nos Estados Unidos a Shein registrou queda em relação ao último ano, por aqui, a empresa continua crescendo. Mas vale lembrar que o Temu ainda não foi lançado. Os dados já mostram esse interesse dos brasileiros em conhecer o novo marketplace, agora vale Monitore se seguiremos a tendência dos norte-americanos ou não“, afirma Erich Casagrande, líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Concorrência no exterior
Nos Estados Unidos, a disputa entre as gigantes asiáticas já foi vencida em processos judiciais. Em julho, Temu acusou Shein de violar as leis antitruste do país, alegando que um concorrente ameaçou e intimidou fabricantes de roupas para impedir que eles trabalhassem com a empresa.
No entanto, ambos ainda estão longe de alcançar a supremacia da Amazon, que regista uma média mensal de 3,4 mil milhões de acessos nos EUA.
Nova era do comércio eletrônico no Brasil
A Shein tem a proposta de lançar rapidamente uma ampla variedade de itens de moda a preços baixos para que os jovens consigam acompanhar as tendências. “A Temu segue a mesma linha, no entanto, o seu catálogo ainda conta com produtos de mais nichos, como eletrônicos e eletrodomésticos“, afirma Casagrande.
A chegada de Temu ao Brasil, portanto, representa uma nova era para o comércio eletrônico no país, com mais opções de produtos a preços competitivos e a possibilidade de seguir tendências globais de moda e consumo. Resta observar como o mercado brasileiro se comportará diante desse novo cenário.
Shein no Remessa Conforme
O Programa Remessa Conforme é uma iniciativa da Receita Federal que altera a forma como as compras online em lojas estrangeiras são taxadas. Agora, os pedidos de até US$ 50 não serão mais taxados.
Contudo, isso só vale para as empresas que optarem por participar do programa, como é o caso da Shein e da AliExpress . Com essa novidade, as compras dentro do limite estipulado terão apenas o custo do ICMS inclusive no valor total.
Para se juntar à Remessa Conforme, as empresas estrangeiras precisam seguir várias regras, como declarar a importação, pagar os tributos antes da chegada das mercadorias no Brasil, informar aos consumidores a origem dos produtos e o valor total da mercadoria, que deve incluir o imposto federal e estadual sem preço final.
Com a adesão da Shein ao programa, o processo de escolha de produtos e o preço desses itens permanecem os mesmos. A mudança ocorre no valor total no carrinho de compras, que deve ficar abaixo de US$ 50 para que o usuário não seja taxado.
Além disso, a entrega dos produtos tende a ser mais rápida, já que os impostos serão recolhidos no momento da compra dos produtos, e não mais quando os chegarem ao Brasil.