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ÓTIMA NOTÍCIA do INSS é anunciada e segurados já podem comemorar a liberação do cartão com benefícios

ÓTIMA NOTÍCIA do INSS é anunciada e segurados já podem comemorar a liberação do cartão com benefícios O Meu INSS é uma plataforma online desenvolvida para proporcionar maior facilidade à vida do cidadão. Por meio do site ou aplicativo, é possível acessar mais de 90 serviços do INSS de forma digital e também o que estiver na plataforma do gov.br. Esta plataforma online foi a solução encontrada pela Previdência para reduzir as filas das agências e tornar a informação mais acessível ao trabalhador. No Meu INSS, é possível acessar serviços do INSS, como simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, agendar perícias e consultar extrato de pagamentos, entre outros. A plataforma pode ser acessada pelo computador ou pelo celular (Android e IOS). Para acessar, digite o endereço meu.inss.gov.br ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular. Serviços disponíveis na plataforma do Meu INSS {#serviços-disponíveis} Na plataforma do Meu INSS, você tem acesso a mais de 90 serviços diferentes. Durante o período de pandemia da Covid-19, com as agências do INSS fechadas, o aplicativo ganhou ainda mais destaque por facilitar a vida do cidadão. Confira alguns dos serviços disponíveis na plataforma: Consulta de benefícios; Simulação de aposentadorias; Aposentadoria por Idade; Aposentadoria por tempo de contribuição; Aposentadoria por incapacidade permanente; Salário-maternidade; Pensão por morte; Auxílios; Prova de vida; Benefícios Assistenciais; Certidão de Tempo de Contribuição - CTC; Alterar local ou forma de pagamento; Alterar dados cadastrais; Cadastrar ou renovar procuração, ou representante legal; Solicitar pagamento de benefício não recebido; Recurso e revisão; Cessação de benefício por óbito; Cadastrar declaração de cárcere/reclusão; Cadastrar ou renovar representante legal; Reativar benefício; Desistência de benefício; Declaração de atividade; Atualização de dependentes para Imposto de Renda; Atualização de dados cadastrais do beneficiário; Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT; Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial; Reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade; Verificar informações sobre taxa de juros do empréstimo e cartão de crédito consignado. Como entrar no Meu INSS? {#como-entrar} O portal Meu INSS mudou a forma de login e desde junho deste ano mudanças estão sendo realizadas no site e aplicativo para aumentar a segurança contra o acesso de terceiros. Mas acessar o Meu INSS ainda é muito simples. Para isso é necessário ter cadastro no Portal Gov.br, que unifica diversos canais digitais do governo. O login pode ser feito por meio da senha cadastrada na conta gov.br, biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem. Perdi a senha do Meu INSS, e agora? {#senha-perdida} Caso tenha esquecido sua senha do Meu INSS, não se preocupe, é possível recuperá-la de forma bem simples! O primeiro passo é entrar no site ou app do Meu INSS, clicar em "Entrar com gov.br", inserir seu CPF e "Continuar". Após, clique no botão "Esqueci minha senha", preencha o reCAPTCHA e avance. Em seguida, basta escolher uma das opções para gerar uma nova senha. É possível recuperar a senha através do e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial e também pelo internet banking dos bancos autorizados. Como fazer o cadastro no Meu INSS com CPF? {#cadastro-cpf} Como visto até aqui, o Meu INSS está integrado ao Gov.Br, o portal que permite acessar com um único usuário e senha diversos serviços públicos do governo. E para fazer o cadastro é preciso informar seus dados e responder algumas perguntas da sua vida previdenciária junto ao INSS, por isso tenha em mãos sua Carteira de Trabalho. Cadastro no Meu INSS por meio dos bancos {#cadastro-bancos} A criação da senha inicial do Meu INSS através do Internet Banking está disponível para todos que têm conta bancária, login e senha para os serviços online das instituições autorizadas. O processo é bem simples e em poucos minutos a sua senha já está disponível para uso no site ou app Meu INSS. Como consultar se existe algum benefício no meu nome? {#consultar-benefício} Se você deseja saber quais benefícios estão em seu nome, existe um serviço do INSS chamado Declaração de Beneficiário do INSS. Esse serviço permite que o cidadão solicite um documento que informa se consta ou não benefício em seu CPF. Esse serviço pode ser solicitado gratuitamente no Meu INSS, sem precisar ir a uma agência.
ÓTIMA NOTÍCIA do INSS é anunciada e segurados já podem comemorar a liberação do cartão com benefícios – Imagem: Reprodução.

A vida após os 60 anos pode ser repleta de privilégios e vantagens, graças a carteirinha do idoso. Este pequeno documento carrega consigo um mundo de benefícios exclusivos para essa importante parcela da população. Quer saber mais sobre o que essa carteirinha tem a oferecer e como solicitar a sua? Continue lendo!

Vantagens da carteirinha do idoso

A carteirinha do idoso não é apenas um pedaço de papel. Ela é uma prova de renda que pode abrir portas para viagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto, entre outras vantagens.

Para obter a carteirinha do idoso, é necessário cumprir alguns critérios:

  • Ter 60 anos ou mais;
  • Possuir renda igual ou inferior a R$ 2.640;
  • Estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico).

A validade da carteirinha do idoso é de dois anos. Após esse período, é necessário solicitar um novo documento. O documento contém informações importantes como nome completo, data de nascimento, RG, CPF, NIS, QR Code e data de expedição do documento.

Como solicitar a carteirinha do idoso

Existem duas maneiras de solicitar a carteirinha do idoso: presencialmente ou online. Veja como a seguir:

  • Presencialmente: Para solicitar o documento presencialmente, basta se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
  • Online: Para solicitar a carteirinha pela internet, siga os seguintes passos:
  1. Acesse o site gov.br;
  2. Selecione “serviços”;
  3. Clique em “carteira da pessoa idosa”;
  4. Em seguida, clique em “emitir carteira”;
  5. Confirme o nome da mãe;
  6. Informe seu nome e data de nascimento;
  7. Clique em “emitir carteira”.

Após a emissão, você poderá imprimir o documento ou salvá-lo em seu celular.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma plataforma online desenvolvida para proporcionar maior facilidade à vida do cidadão. Por meio do site ou aplicativo, é possível acessar mais de 90 serviços do INSS de forma digital e também o que estiver na plataforma do gov.br.

Esta plataforma online foi a solução encontrada pela Previdência para reduzir as filas das agências e tornar a informação mais acessível ao trabalhador. No Meu INSS, é possível acessar serviços do INSS, como simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, agendar perícias e consultar extrato de pagamentos, entre outros.

A plataforma pode ser acessada pelo computador ou pelo celular (Android e IOS). Para acessar, digite o endereço meu.inss.gov.br ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular.

Serviços disponíveis na plataforma do Meu INSS 

Na plataforma do Meu INSS, você tem acesso a mais de 90 serviços diferentes. Durante o período de pandemia da Covid-19, com as agências do INSS fechadas, o aplicativo ganhou ainda mais destaque por facilitar a vida do cidadão.

Confira alguns dos serviços disponíveis na plataforma:

  • Consulta de benefícios;
  • Simulação de aposentadorias;
  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílios;
  • Prova de vida;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de Tempo de Contribuição – CTC;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Alterar dados cadastrais;
  • Cadastrar ou renovar procuração, ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão;
  • Cessação de benefício por óbito;
  • Cadastrar declaração de cárcere/reclusão;
  • Cadastrar ou renovar representante legal;
  • Reativar benefício;
  • Desistência de benefício;
  • Declaração de atividade;
  • Atualização de dependentes para Imposto de Renda;
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
  • Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT;
  • Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial;
  • Reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade;
  • Verificar informações sobre taxa de juros do empréstimo e cartão de crédito consignado.

Como entrar no Meu INSS? 

O portal Meu INSS mudou a forma de login e desde junho deste ano mudanças estão sendo realizadas no site e aplicativo para aumentar a segurança contra o acesso de terceiros.

Mas acessar o Meu INSS ainda é muito simples. Para isso é necessário ter cadastro no Portal Gov.br, que unifica diversos canais digitais do governo.

O login pode ser feito por meio da senha cadastrada na conta gov.br, biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
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