Os bancos Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil emitiram um comunicado conjunto anunciando o fim de um serviço crucial.
A saber, os bancos sempre buscaram oferecer os melhores serviços aos seus clientes, e isso inclui estar em constante adaptação às mudanças tecnológicas. Com os avanços recentes, tornou-se necessário repensar a oferta de determinados serviços, levando à decisão conjunta de encerrar um dos mais tradicionais: o Documento de Ordem de Crédito (DOC).
O DOC era uma forma eficiente de transferir dinheiro entre contas antes do surgimento do Pix. Porém, com a popularização do novo sistema de pagamentos instantâneos, o DOC se tornou obsoleto e perdeu sua relevância. Diante disso, os bancos decidiram priorizar o Pix e encerrar as operações com DOC a partir do dia 15.
Bancos oficializam fim de serviço muito utilizado
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), desde janeiro as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, Banco do Brasil, Caixa e demais, deixarão de realizar as transferências via DOC. Essa decisão foi tomada em conjunto pelos bancos, visando otimizar o uso dos recursos e oferecer um serviço mais ágil e eficiente aos clientes.
A Febraban informou que a tecnologia do Pix traz diversos benefícios em relação ao DOC, como a possibilidade de transferências instantâneas, disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana e a não necessidade de preenchimento de dados como agência e conta. Além disso, o Pix é gratuito para pessoas físicas e oferece tarifas competitivas para pessoas jurídicas.
Vantagens do Pix em relação ao DOC
O Pix trouxe diversas vantagens em relação ao antigo serviço de DOC. Com o Pix, as transferências são instantâneas, o que significa que o dinheiro cai na conta do destinatário em poucos segundos, independentemente do dia ou horário. Isso é especialmente útil em situações de emergência ou quando há a necessidade de fazer um pagamento rápido.
Além da rapidez, o Pix também oferece praticidade. Não é necessário preencher dados como agência e conta do destinatário, basta informar a chave Pix, que pode ser o CPF, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória. Isso facilita muito o processo de transferência, tornando-o mais ágil e intuitivo.
Outra vantagem do Pix é a sua disponibilidade. Enquanto o DOC tinha um horário limitado para ser realizado, o Pix está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados. Isso proporciona uma maior flexibilidade para os usuários, que não precisam se preocupar com prazos e horários bancários.