FESTA HOJE (05/04)! Passaporte para o Bolsa Família com outros benefícios no NIS 1 A 0; Veja agora como ter acesso a outras PREMIAÇÕES do CadÚnico
O Bolsa Família é um programa social do Governo Federal que tem como objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
No entanto, além do próprio Bolsa Família, existem diversos outros benefícios e premiações disponíveis para os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico).
A saber, o Cadastro Único é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda.
Ele serve como base de dados para a seleção de beneficiários de diversos programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, por exemplo.
Para se inscrever no CadÚnico, é necessário que um membro da família, com mais de 16 anos, seja escolhido como titular e vá até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o cadastro.
É importante lembrar que o CadÚnico é voltado para famílias de baixa renda, sendo necessário comprovar essa condição no momento da inscrição.
Documentos necessários para se inscrever no Bolsa Família
Ao se inscrever no Bolsa Família, é preciso apresentar uma série de documentos, tanto do titular quanto dos demais membros da família. A documentação exigida varia de acordo com o tipo de titularidade. Existem dois tipos de titulares: o Responsável Familiar e o Responsável Legal.
Para famílias com Responsável Familiar
Caso o titular seja o Responsável Familiar, ou seja, faça parte da família e more na mesma casa, os seguintes documentos são necessários:
- CPF do Responsável Familiar;
- Título de Eleitor do Responsável Familiar;
- Documento de identificação com foto do Responsável Familiar;
- Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinada pelo Responsável Familiar;
- CPF dos demais membros da família;
- Título de Eleitor dos demais membros da família;
- Certidão de nascimento ou casamento dos demais membros da família;
- Carteira de identidade ou carteira de trabalho dos demais membros da família.
Para famílias com Responsável Legal
No caso de famílias com Responsável Legal, ou seja, quando o titular não faz parte da família e não mora na mesma casa, os documentos necessários são os seguintes:
- CPF do Responsável Legal;
- Documento que comprove a representação legal do Responsável Legal;
- CPF da pessoa representada;
- Título de Eleitor da pessoa representada;
- Documento de identificação com foto da pessoa representada;
- Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinada pelo Responsável Familiar da pessoa representada;
- CPF dos demais membros da família;
- Título de Eleitor dos demais membros da família;
- Certidão de nascimento ou casamento dos demais membros da família;
- Carteira de identidade ou carteira de trabalho dos demais membros da família.
Benefícios garantidos pelo Cadastro Único
Além do Bolsa Família, os beneficiários do CadÚnico têm acesso a uma série de outros programas sociais e benefícios. Veja alguns deles:
Programa Auxílio Gás
O Programa Auxílio Gás tem como objetivo subsidiar a compra de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda. Ele garante um auxílio financeiro para que essas famílias possam adquirir o gás de cozinha de forma mais acessível.
Programa Minha Casa Minha Vida
O Programa Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional do Governo Federal que oferece condições facilitadas para a compra da casa própria ou o financiamento de imóveis. Os beneficiários do CadÚnico têm prioridade na seleção para participar do programa.
Programa de Prestação Continuada (BPC)
O Programa de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial destinado a pessoas com deficiência e idosos que não possuem meios de sustento próprios. Ele garante um salário mínimo mensal para essas pessoas, visando melhorar a qualidade de vida e promover inclusão social.
Tarifa Social de Energia Elétrica
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de luz oferecido para famílias de baixa renda. Ao estar no CadÚnico, é possível obter esse benefício, que pode ajudar na redução das despesas com energia elétrica.
Carteira da Pessoa Idosa
A Carteira da Pessoa Idosa é um documento que garante aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos o direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, além de outros benefícios e descontos.