O Serasa Score é uma pontuação de crédito atribuída pela Serasa, variando de 0 a 1.000, que reflete a situação financeira de um indivíduo e indica às empresas a probabilidade de ele pagar suas contas pontualmente nos próximos meses.
Quanto mais elevada a pontuação, maiores são as chances do consumidor obter crédito, seja na forma de parcelamento em lojas, empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito.
E a boa notícia é que o poder de alterar o Score está nas mãos do próprio consumidor, que pode adotar hábitos e comportamentos financeiros saudáveis para melhorar seu histórico e, consequentemente, organizar melhor sua vida financeira.
7 formas de aumentar seu SCORE ainda hoje!
A seguir, separamos alguns hábitos e atitudes que irão te ajudar a aumentar o seu Serasa Score ainda hoje. Veja só!
1 – Pague suas contas em dia
O Serasa olha principalmente para a situação do seu histórico de pagamentos, como contas de cartão de crédito, parcelas de empréstimos e serviços como água e telefone. É como um “termômetro” que as empresas usam para ver se você é confiável para receber crédito.
Quanto mais você pagar suas contas em dia, melhor será sua pontuação. Então, é muito importante ser consistente e pagar todas as contas em dia todos os meses para ter uma boa pontuação no Serasa Score.
2 – Use o cartão de crédito
O seu jeito de usar o cartão de crédito também pode influenciar a sua pontuação no Serasa Score. Isso acontece porque o histórico de como você usa o cartão é uma parte importante do seu Cadastro Positivo.
Quanto mais você usar o cartão, mais informações vão para o seu cadastro. Mas é importante usar o cartão de forma consciente e pagar todas as faturas em dia. Se você fizer isso, pode ajudar a melhorar sua pontuação.
3 – Renegocie as dívidas
Quando o seu nome está negativado, isso afeta a sua pontuação no Serasa Score de maneira negativa, visto que as empresas veem isso como um sinal ruim e não confiam tanto em você para pagar as contas em dia.
Dessa maneira, para melhorar a sua situação, é importante resolver as dívidas, negociar o que você deve e resolver outros problemas financeiros que estão ligados ao seu CPF, como cheques sem fundo e processos judiciais. Isso pode ajudar a aumentar a sua pontuação novamente.
4 – Acompanhe sua pontuação
É importante ficar de olho nas possíveis mudanças na sua pontuação do Serasa Score para entender melhor como está sua situação financeira. Quando você verifica sua pontuação, a plataforma do Serasa te mostra o que está influenciando nela.
Não espere até precisar de crédito para checar sua pontuação. É melhor acompanhar regularmente para sempre saber como anda sua vida financeira. Assim, você fica sempre atualizado sobre sua situação.
5 – Cuidado ao pedir crédito
Cada vez que você pede um empréstimo, parcelamento ou financiamento, as empresas consultam o seu CPF. Se você pedir crédito muitas vezes seguidas, o mercado pode entender isso como se você estivesse muito precisando de dinheiro, o que pode baixar sua pontuação temporariamente, até 60 pontos. É melhor esperar pelo menos três meses entre um pedido e outro para não prejudicar sua pontuação.
6 – Mantenha os dados atualizados
Além disso, o tempo que você tem de relacionamento com o mercado de crédito também é importante para calcular sua pontuação. Quanto mais tempo você tiver, melhor será sua pontuação. É como uma história que você vai construindo ao longo dos anos. Por isso, é importante manter seus dados pessoais sempre atualizados na plataforma da Serasa, assim você cuida dessa relação e pode melhorar sua pontuação.
7 – Ative a função Conexão Bancária no Serasa
A Conexão Bancária é uma nova funcionalidade do Serasa Score 3.0 que dá mais controle ao consumidor sobre sua pontuação. Você só ativa essa função se quiser.
Ela permite compartilhar com o Serasa informações do seu extrato e movimentações bancárias. Se esses dados forem bons, sua pontuação pode subir com o tempo. Vale destacar que ela nunca vai diminuir só por causa dessa conexão, apenas aumentar ou ficar igual.