O universo das duas rodas está sob um novo paradigma. Uma nova legislação em vigor pode alterar significativamente o cenário de motocicletas no Brasil, impactando várias marcas, inclusive uma grande concorrente da Honda, a famosa Shineray.
A aquisição de veículos, seja um carro ou uma moto, é um sonho de muitos brasileiros. No entanto, notícias recentes podem alterar o cenário de motos no Brasil.
A nova legislação
A nova lei, que já está em vigor, visa eliminar 10 modelos de motos de concorrentes da Honda do mercado. Esse movimento se deve à entrada em vigor da fase M5 do programa de controle de emissões Promot (Programa de Controle de Poluição por Motocicletas, Motociclos e Ciclomotores).
Esta nova etapa do programa deve, finalmente, aposentar as motos alimentadas por carburador no Brasil. Todavia, vale ressaltar que a nova regra se aplica apenas a motos fabricadas a partir de janeiro de 2023.
Portanto, modelos produzidos antes dessa data e que ainda estão nas lojas podem ser vendidos normalmente. Porém, espera-se que várias motos saiam de linha.
As marcas mais afetadas
A principal marca afetada é a Shineray, que usa carburadores em quase todos os seus modelos à venda no Brasil. Mesmo os lançamentos mais recentes, como a trail SHI 175, são carburados, sem mencionar produtos mais simples, como o ciclomotor Jet 50.
Abaixo, apresentamos os modelos que devem sair de linha ainda neste ano de 2023:
- Avelloz AZ1;
- Haojue Chopper Road 150;
- Haojue DK 150;
- Haojue Lindy 125;
- Shineray Phoenix 50;
- Shineray SHI 175;
- Shineray JEF 150S;
- Shineray Worker 125;
- Shineray Jet 125;
- Shineray Jet 50.
Se você possui algum dos modelos citados acima, é importante ficar atento às mudanças que estão por vir. O momento é de adaptação e transformação no mercado de motocicletas no Brasil. A mudança na legislação não apenas altera a paisagem atual, mas também abre novas oportunidades para a inovação e o desenvolvimento de novos modelos.
Lançamentos da Honda 2023
CB 300F Twister
A CB 300F Twister é a moto que passou pelas mudanças mais significativas. Ela agora tem uma capacidade cúbica maior, aumentando de 250 para 300, que segue a tendência atual do mercado de motos naked e streetfighter.
O design da nova CB 300F Twister foi totalmente repaginado. Com linhas mais arrojadas e modernas, a moto ganhou um visual mais agressivo e contemporâneo.
A potência do novo motor também foi aprimorada, proporcionando um melhor desempenho em altas velocidades e mais eficiência no consumo de combustível.
CRF 1100L Africa Twin
Outra novidade no catálogo da Honda para 2023 é a CRF 1100L Africa Twin. Essa moto trail ganhou uma atualização discreta no design, mas manteve o motor de 1.084 cm³, que entrega 99,3 cv de potência e torque de 10,5 kgfm.
A grande novidade é que o modelo DCT (câmbio de dupla embreagem) da Africa Twin será produzido na fábrica da Honda em Manaus, deixando de ser exclusividade da produção japonesa.
Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
A CBR 1000RR-R Fireblade SP, por sua vez, teve suas mudanças mais perceptíveis. O motor 4 tempos DOHC de 1000cm³, 4 cilindros em linha, teve melhorias no sistema de admissão e escape.
Com torque máximo de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm e uma potência de 216,2 cv a 14.500 rpm, essa moto promete uma aceleração incrível, especialmente nas saídas de curvas.
A Fireblade 2023 também conta com um novo desenho interno na caixa do filtro de ar, proporcionando maior sensibilidade ao piloto no acionamento do acelerador e no sistema de mudança de marchas.
Para 2023, a Honda oferece duas opções de estilo para a CBR 1000RR-R Fireblade SP: a “Grand Prix Red”, que remete às Fireblade usadas no Mundial de Superbike pela equipe HRC, e a “30th Anniversary Edition”, inspirada na primeira Fireblade de 1992.