Em janeiro de 2023, a Uber, um dos aplicativos de mobilidade urbana mais utilizados no Brasil e no mundo, emitiu um comunicado informando o encerramento de um serviço essencial em um estado brasileiro. O serviço em questão é o Uber Moto, que oferecia viagens com motocicletas para passageiros. A proibição do serviço foi aplicada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo informações do portal CNN, o veto ocorreu devido à falta de regulamentação por parte dos governos estaduais.
Comunicado Oficial da Uber
Em seu comunicado oficial, a Uber afirmou que compreende que a prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados sobre o serviço de Uber Moto. A empresa destacou que está trabalhando em conjunto com o executivo municipal para encontrar alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade. Apesar de amparada pela legislação federal que permite o serviço, a Uber decidiu suspender o Uber Moto em São Paulo enquanto continua as negociações com a prefeitura.
Suspensão do Serviço pela 99
Além da Uber, a 99, outra empresa de mobilidade urbana, também suspendeu o serviço de moto táxi na cidade de São Paulo, conforme comunicado da prefeitura. A decisão foi tomada após disposição de diálogo por parte do prefeito Ricardo Nunes. A prefeitura ressaltou que a atitude das empresas Uber e 99 está alinhada com a preocupação pela segurança e saúde da população de São Paulo, baseada em dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.
O serviço de Uber Moto foi anunciado em São Paulo e no Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 2023, porém, ambos os estados entraram com pedido de suspensão da modalidade. A prefeitura de São Paulo informou que, a pedido do prefeito, o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) entraria em contato com a empresa para solicitar a imediata suspensão da atividade, além de esclarecimentos por parte da Uber. Foi alegado que a empresa não informou a Prefeitura de São Paulo sobre o início da operação dessa opção de mobilidade.
Vale destacar que o serviço de viagens com motocicletas da Uber existe no país desde novembro de 2020, quando foi lançado em Aracaju (SE). Atualmente, está presente em mais de 160 municípios brasileiros. A empresa iniciou um projeto-piloto em São Paulo, em áreas mais afastadas do centro e em horários específicos, onde a oferta de alternativas de mobilidade em duas rodas já é uma realidade devido aos desafios logísticos e à alta densidade populacional.
Notificação da procuradoria do município do Rio de Janeiro
A Procuradoria do Município do Rio de Janeiro comunicou que notificou as empresas 99 e Uber para que elas parassem imediatamente de oferecer o serviço de motociclista na cidade. Vale ressaltar que o serviço permanece suspenso e não consta nas opções de viagens.
O encerramento do serviço de Uber Moto nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro ocorreu devido à falta de regulamentação por parte dos governos estaduais. Tanto a Uber quanto a 99 suspenderam o serviço em São Paulo, em acordo com a prefeitura, visando à segurança e saúde da população. A Uber também suspendeu o serviço no Rio de Janeiro após notificação da Procuradoria do Município. A empresa está em busca de alternativas eficientes e inovadoras para atender às necessidades de locomoção da população nas cidades.