EconomiaGeral

DECISÃO ÓTIMA! IDOSOS com 60,61,62,63,64,65,66,67,68 anos em diante com RG dos anos 2000 recebem ótima decisão e comemoram de alegria

DECISÃO ÓTIMA! IDOSOS com 60,61,62,63,64,65,66,67,68 anos em diante com RG dos anos 2000 recebem ótima decisão e comemoram de alegria
Idosos. Foto: reprodução

Os idosos de todo o Brasil estão celebrando a nova versão do Registro Geral (RG), que promete trazer uma série de benefícios para essa parcela da população. O RG, também conhecido como Carteira de Identidade, é um documento fundamental na vida cotidiana, utilizado em diversas situações, desde a abertura de contas bancárias até o acesso a serviços públicos. Agora, com o novo RG, os idosos terão ainda mais facilidades e segurança.

A saber, uma das principais vantagens do novo RG é a capacidade de concentrar diversos documentos em um só lugar, proporcionando mais praticidade e menos preocupações para os idosos.

Agora, é possível incluir informações como CNH, número de Identificação Social (NIS), Cartão Nacional de Saúde, título militar, carteira de trabalho, carteira de vacinação e título de eleitor, tudo em um único documento.

Outra mudança significativa é a substituição do número de RG estadual pelo CPF, que é um número federal. Essa medida tem como objetivo reduzir as chances de fraudes e golpes, tornando a identificação mais segura e unificada em todo o território nacional.

A emissão do novo RG já é obrigatória em todos os estados desde janeiro de 2024. No entanto, os idosos não precisam se preocupar, pois seus RGs atuais permanecem válidos pelo menos até fevereiro de 2032.

Como emitir o novo RG para idosos?

  • Para emitir o novo RG, os idosos devem procurar o órgão civil responsável pela emissão de documentos em seu estado e agendar uma data e horário.
  • No dia agendado, devem levar seu documento de identificação atual, certidão de nascimento e todos os documentos que desejam incluir no novo RG.
  • É importante verificar com o órgão responsável quais são os demais documentos necessários.
  • Após a emissão, o novo RG também estará disponível online, através do app do gov.br.
  • Essa facilidade permite que os idosos tenham acesso rápido e seguro ao seu documento de identificação, evitando transtornos e burocracias.
  • O novo RG para idosos traz uma série de benefícios e facilidades, concentrando diversos documentos em um só lugar e tornando a identificação mais segura e unificada em todo o país.

Essa atualização é um avanço importante no sentido de proporcionar mais praticidade e segurança para os idosos, que muitas vezes dependem exclusivamente desse documento. É fundamental que os idosos fiquem atentos às datas de emissão obrigatória do novo RG em seus estados e procurem os órgãos competentes para realizar o processo.

Não é só o RG! Carteira do Idoso também garante uma série de benefícios

  • A carteira do idoso é um documento que traz uma série de benefícios complementares para pessoas com mais de 60 anos.
  • Com ela, é possível ter acesso a serviços exclusivos e garantir gratuidade no transporte entre estados, além de descontos na compra de passagens.
  • A boa notícia é que solicitar a carteira do idoso pela internet é rápido e prático.
  • A carteira do idoso é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos, permitindo o acesso a benefícios sociais previstos na Lei 10.741/03.
  • Essa carteira é vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e é muito comum entre aposentados e pensionistas do INSS.
  • Ela possui validade de 2 anos e é necessário comprovar renda igual ou inferior a dois salários mínimos para obtê-la.

Todas as pessoas com mais de 60 anos que não possuem comprovação de renda e recebem até 2 salários mínimos podem solicitar a carteira do idoso.

Para isso, é necessário estar cadastrado no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Caso ainda não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua casa para realizar o cadastramento. Somente através do cadastro no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS necessário para solicitar a carteira do idoso.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x