Direitos do TrabalhadorGeralPIS-PASEP

VITÓRIA EXCEPCIONAL para quem trabalhou antes dos anos 2000 saiu e deixa brasileiros pulando de alegria

VITÓRIA EXCEPCIONAL para quem trabalhou antes dos anos 2000 saiu e deixa brasileiros pulando de alegria
VITÓRIA EXCEPCIONAL para quem trabalhou antes dos anos 2000 saiu e deixa brasileiros pulando de alegria – Imagem: Getty Image.

A recente decisão do governo federal, que promete trazer alegria e alívio para milhões de trabalhadores brasileiros, é um marco sem precedentes. Trata-se de uma vitória excepcional para aqueles que exerceram suas atividades profissionais antes da virada do milênio.

Esta notícia tem feito muitos brasileiros pular de alegria e com razão.

Anúncio da Caixa

O anúncio feito pela Caixa Econômica Federal promete mudar a vida de muitos. A instituição financeira acaba de aprovar o saque de valores significativos para os trabalhadores que estiveram ativos no mercado de trabalho entre os anos de 1971 e 1988.

Esta medida, sem dúvida, trará um alívio financeiro para muitos.

Cotas PIS/PASEP

Para os que não estão familiarizados, as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios destinados a trabalhadores de iniciativa privada e funcionários públicos, respectivamente.

O fundo PIS/PASEP, resultado da união dos recursos dos programas PIS e PASEP, deixou de receber contribuições individuais desde 1988. No entanto, isso não significa que os trabalhadores não tenham direito a esses valores.

Embora o prazo original para o saque das cotas PIS/PASEP fosse até o dia 5 de agosto, ainda é possível resgatar esses recursos. Isto é uma ótima notícia para os cerca de 10,5 milhões de trabalhadores que ainda não realizaram o saque e têm direito a uma parte dos R$25,5 bilhões disponíveis.

Vale ressaltar que, caso o titular das cotas PIS/PASEP tenha falecido, os valores estarão disponíveis para seus herdeiros, de acordo com a legislação vigente. Assim, mesmo que o titular tenha falecido, os herdeiros podem ter direito a esses recursos.

Como consultar as cotas PIS/PASEP?

Para verificar a disponibilidade das cotas PIS/PASEP, siga os passos a seguir:

  1. Instale o aplicativo do FGTS em seu dispositivo;
  2. Acesse a opção “Você possui saque disponível”;
  3. Selecione “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  4. Escolha a forma de saque desejada, que pode ser crédito em conta ou presencial;
  5. Verifique seus dados e selecione “Confirmar Saque”.

Como sacar as cotas do PIS/PASEP?

De antemão, para ter acesso aos valores de forma remota o trabalhador ou o dependente do titular falecido, deve baixar o aplicativo do FGTS, disponível para Android ou iOS.

Ao abrir o app, basta inserir os dados pessoais, e caso tenha algum valor a receber aparecerá a mensagem “Você possui saque disponível“, como mencionado no passo a passo da consulta acima.

Assim, basta clicar na mensagem e na sequência seleciona a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. Neste momento, confirme os seus dados no sistema se estiverem corretos.

Para finalizar, informe uma conta bancária na qual prefere receber o valor do benefício. Porém, com relação ao saque presencial, será necessário ir em um dos nos caixa eletrônicos ou unidades lotéricas da Caixa.

Por esses meios, só é possível sacar um valor de até R$ 3 mil, com o Cartão Cidadão e senha. Todavia, se o valor for superior ao mencionado, o titular ou dependente deve ir até uma agência do banco e realizar o saque.

Contudo, na ocasião será necessário apresentar um documento de identificação com foto, além dos comprovantes de óbito e dependência nos casos dos herdeiros. Veja a documentação a seguir:

  • Certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS; ou
  • Atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público); ou
  • Alvará judicial designando o sucessor/representante legal e Carteira de Identidade do sucessor/representante legal (na falta da certidão de dependentes habilitados); ou
  • Formal de Partilha/Escritura Pública de Inventário e partilha; ou
  • Declaração por escrito dos dependentes ou sucessores, de comum acordo, declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos e solicitando o saque, independentemente de inventário, sobrepartilha ou autorização judicial.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x