Benefícios SociaisBPCGeral

Confirmado agora (05/10): Notícia SUPER AMARGA para quem recebe o BPC e aguarda o 13º salário é de cair da cadeira

Confirmado agora (05/10): Notícia SUPER AMARGA para quem recebe o BPC e aguarda o 13º salário é de cair da cadeira
Confirmado agora (05/10): Notícia SUPER AMARGA para quem recebe o BPC e aguarda o 13º salário é de cair da cadeira. Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Com a aproximação do fim do ano, período em que costumeiramente é realizado o pagamento do 13º salário, muitos beneficiários começam a buscar informações sobre esse abono. Um dos grupos que tem dúvidas é o dos titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O BPC é um programa social que concede auxílio financeiro a pessoas idosas, com mais de 65 anos, ou a pessoas com deficiência de qualquer idade. Para ter acesso a esse benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e possuir uma renda familiar por pessoa de, no máximo, meio salário mínimo.

Como é realizado o pagamento do BPC?

Embora os beneficiários do BPC não precisem contribuir com a previdência para terem direito ao benefício, o pagamento é realizado através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O instituto é responsável por receber o pedido do benefício, analisar, agendar perícia médica e/ou social, e então fornecer a resposta acerca da liberação do auxílio.

Caso o auxílio seja aprovado, o beneficiário passa a receber mensalmente 1 salário mínimo. Em 2023, esse valor corresponde a R$ 1.320. A quantia é paga durante doze meses, o que tem levantado questionamentos sobre o pagamento do 13º salário para esse grupo.

Quem recebe o BPC tem direito ao 13º salário?

De antemão, é importante ressaltar que o titular do BPC não tem direito ao 13º salário. Isso porque o benefício não é uma aposentadoria, mas sim um auxílio social. Trata-se de uma ajuda do governo para que pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam manter o custo de vida.

Apenas aqueles que contribuíram com a previdência e conseguiram um benefício pelo INSS têm direito ao 13º salário. O pagamento deste abono já foi realizado em 2023, entre os meses de maio e junho. Até o dia 20 de dezembro, o instituto só irá liberar o 13º para aqueles que começaram a receber o benefício após o pagamento regular.

Portanto, os titulares do BPC, embora recebam um auxílio financeiro mensal do governo, não têm direito ao 13º salário. Essa informação é importante para que essas pessoas possam se planejar financeiramente e evitar surpresas no final do ano.

Requisitos para solicitação do BPC

Para ter direito ao BPC, é necessário cumprir alguns requisitos. Veja quais são:

  • Ter deficiência: É considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo (superior a 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que a impede de participar plenamente e efetivamente na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
  • Ter idade mínima de 65 anos: Essa é a idade mínima para idosos terem direito ao BPC (neste caso não precisa comprovar deficiência).
  • Estar em situação de vulnerabilidade social: Isso significa que a renda familiar per capita deve ser inferior a um 1/4 do salário mínimo vigente no momento do pedido ao INSS.

Como solicitar o BPC?

Antes de solicitar o benefício, é necessário verificar se você atende aos requisitos necessários para solicitar o benefício, se possui Cadastro Único – CadÚnico (atualizado). Para solicitar o BPC, é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  • Agendamento: o primeiro passo é agendar uma avaliação social e perícia médica em uma Agência do INSS pelo telefone 135 ou pelo site/aplicativo do MeuINSS .
  • Documentos: é necessário levar alguns documentos no dia do atendimento, como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e laudos médicos (para pessoas com deficiência).
  • Avaliação social e perícia médica: no dia do atendimento, você passará por uma avaliação social e uma perícia médica para verificar se preenche os requisitos para receber o BPC.
  • Resultado: após as avaliações, aguarde a análise e conclusão do INSS. Você receberá o resultado em até 90 dias (infelizmente pode demorar mais). Caso seja concedido o benefício, ele será pago a partir dos dados do requerimento.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x