Ao fazer uma compra, é comum ser questionado se deseja colocar o CPF na nota fiscal. Muitos desconhecem os benefícios dessa prática, que vão desde resgates de crédito até a possibilidade de concorrer a prêmios.
Em primeiro lugar, é importante mencionar que um dos principais benefícios de informar o CPF na nota fiscal são os descontos oferecidos pelos estabelecimentos. Com o acúmulo de notas fiscais em seu CPF, você pode ter acesso a descontos no pagamento do IPVA e IPTU, dependendo do estado em que você mora. A princípio, esses descontos podem chegar a até 10% do valor desses impostos, aliviando o seu bolso no próximo ano.
Além dos descontos, informar o CPF na nota também pode te dar a chance de concorrer a prêmios. Em alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros, existem sorteios mensais baseados nas notas fiscais cadastradas. Os prêmios variam de valores menores a até mesmo um milhão de reais. Portanto, ao informar o seu CPF, você aumenta suas chances de ganhar uma bolada.
Vale ressaltar que em alguns estados, além dos descontos e prêmios, é possível acumular créditos ao informar o CPF na nota fiscal. Esses créditos podem ser resgatados ao longo do tempo e utilizados em recargas para celular, ingressos de shows e outros benefícios disponíveis. É uma forma de transformar suas compras em vantagens extras.
Comprou nos dias 1,2,3,4,5,6 e 7 de março? Saiba quem tem direito e como resgatar!
Atualmente, os moradores dos seguintes estados podem aproveitar os benefícios do CPF na nota: São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná, Paraíba, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Se você reside em algum desses estados, fique atento aos prazos e procedimentos para resgatar o dinheiro.
Resgatar o dinheiro do CPF na nota é um processo simples. Se você fez alguma compra com o documento na nota, saiba que para consultar o saldo disponível, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e fazer o login. Caso haja saldo disponível, você poderá resgatá-lo de acordo com as opções oferecidas pelo programa.
Além do resgate de créditos, é possível se cadastrar para participar dos sorteios de prêmios. Verifique as regras e prazos estabelecidos pelo programa do seu estado para garantir a participação nos sorteios.
Quando os consumidores podem resgatar o dinheiro do CPF na nota?
Os consumidores podem resgatar os créditos do CPF na nota a qualquer momento, desde que haja saldo disponível. Todavia, é importante ressaltar que os créditos expiram mensalmente, então é necessário fazer a transferência mês a mês para não perder o valor acumulado. Caso você ainda não seja cadastrado no programa do CPF na nota, por exemplo, é possível se inscrever a qualquer momento.
Como utilizar os créditos acumulados no CPF na Nota?
Após acumular créditos no CPF na Nota, você pode utilizá-los de diferentes formas. Veja algumas opções:
- Abatimento no Imposto de Renda: A principal forma de utilizar os créditos acumulados é abatendo o valor do Imposto de Renda a pagar. Ao fazer a declaração anual, você pode informar o valor dos créditos acumulados e reduzir o valor do imposto devido;
- Doação para instituições de caridade: Algumas empresas permitem que você utilize os créditos acumulados para fazer doações para instituições de caridade. Essa é uma forma de contribuir para causas sociais e ajudar quem mais precisa;
- Troca por prêmios: Em alguns casos, é possível trocar os créditos acumulados por prêmios, como produtos, viagens e experiências. Essa é uma forma de aproveitar ainda mais os benefícios do programa.