MARTELO BATIDO HOJE (13/03): 13º salário do INSS NÃO SERÁ será pago aos aposentados de NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 que estão nesta LISTA para tristeza de muitos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por fornecer benefícios previdenciários a milhões de brasileiros. A aposentadoria é um dos principais benefícios oferecidos pelo INSS e tem sido objeto de muita discussão nos últimos tempos.
A saber, o 13º salário foi criado em 1962 com o objetivo de aumentar a renda dos trabalhadores com uma remuneração extra no final do ano. Para os aposentados pelo INSS, o 13º salário é uma importante fonte de renda adicional. No entanto, nem todos os aposentados receberão o benefício integralmente em 2024.
Quem não receberá o 13º salário do INSS em 2024?
No ano de 2024, determinados grupos de segurados do INSS não receberão a totalidade do décimo terceiro salário. O primeiro grupo é formado pelos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que são aposentados e deficientes de baixa renda. Esses beneficiários não têm direito à gratificação.
O segundo grupo é composto por aqueles que obtiveram a aprovação da aposentadoria, pensão ou outro amparo durante o ano. Esses beneficiários receberão o décimo terceiro salário de forma proporcional, de acordo com os meses em que tiveram o benefício ativo.
O pagamento do 13º salário aos aposentados do INSS pode ser feito em parcela única ou em duas vezes, sendo que a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda parcela deve ser depositada até 20 de dezembro.
É importante ressaltar que o INSS apenas executa o pagamento do 13º salário, sendo a decisão sobre a antecipação ou não do benefício uma atribuição do governo federal, encaminhada à Fazenda e ao Ministério da Previdência.
Alterações no pagamento do 13º salário em 2024
Neste ano, o INSS implementou alterações no pagamento do 13º salário, principalmente em relação às datas de liberação. As datas do 13º salário devem ser adiantadas no primeiro semestre, entre abril e junho.
Para se manter atualizado sobre os novos prazos de pagamento do benefício, é fundamental acompanhar as informações disponibilizadas pelo INSS.
Aposentados e deficientes de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito à gratificação do 13º salário. No entanto, o presidente do INSS demonstrou interesse em incluir esses beneficiários no recebimento do benefício.
Valor do 13º Salário do INSS e a modificação do calendário
- O valor do 13º salário do INSS varia de acordo com o tempo de contribuição e o salário do benefício.
- Para aqueles que começaram a receber os pagamentos do INSS depois do início do ano, o valor do 13º salário é proporcional.
- É importante ressaltar que os segurados e dependentes da Previdência Social que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão têm direito ao benefício.
- Porém, aqueles que recebem benefícios assistenciais não possuem esse direito.
- O valor mínimo para aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença em 2024 é de R$ 1.412, enquanto o teto do INSS, que estabelece o valor máximo de qualquer benefício pago pelo instituto, é de R$ 7.786,02.
- Calendário Previsto de Pagamento do 13º Salário do INSS em 2024
Como Consultar o Valor do 13º Salário do INSS
- Existem diferentes maneiras de consultar os valores do 13º salário do INSS.
- Uma opção é verificar a data de pagamento, que pode ser feita através do número final do cartão de benefício, ignorando o último dígito verificador.
- Para aqueles que não possuem acesso à internet, é possível realizar a consulta ligando para o número 135.
- Nesse caso, será necessário informar o CPF e confirmar algumas informações cadastrais para garantir a segurança do processo.
- Outra alternativa é utilizar o serviço de “Extrato de Pagamento” disponibilizado pelo INSS no site Meu INSS.
- Nessa plataforma, é possível encontrar detalhes sobre o pagamento do benefício.
- Além disso, o aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS, também oferece a mesma funcionalidade.
- Vale ressaltar que o acesso a esses serviços requer login e senha para visualizar todas as informações e histórico do beneficiário