Certamente já ouviu a pergunta no caixa do supermercado ou da loja: “Deseja incluir o CPF na nota?”. Muitos respondem no automático que não tem interesse ou fornecem o número sem compreender completamente o que isso significa.
Ao realizar uma compra, é comum ser questionado se deseja incluir o CPF na nota. Esse procedimento, embora pareça simples, tem um significado importante. Isso porque, a inclusão do CPF na nota fiscal é uma maneira de registrar a compra e atrelá-la ao seu CPF. Contudo, é importante esclarecer que o governo não está interessado em monitorar seus hábitos de consumo ou verificar se você está gastando mais do que ganha.
Acontece que a inclusão do CPF na nota fiscal foi uma estratégia criada pelos governos estaduais para assegurar a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e combater a sonegação de impostos. Ao exigir a inclusão do seu CPF na nota, o cliente obriga o vendedor a emitir a nota fiscal. Assim, o imposto é recolhido corretamente.
Como se cadastrar para incluir o CPF na nota fiscal?
Para participar dos programas de incentivo fiscal que utilizam o CPF na nota fiscal, é necessário realizar um cadastro. Veja a seguir o passo a passo para cadastrar seu CPF:
- Verifique se seu estado possui o programa de incentivo: Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e confira se eles oferecem um programa de incentivo.
- Acesse o site da Sefaz do seu estado: Faça uma pesquisa e procure o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Acesse o site e procure a página do programa de incentivos.
- Faça seu cadastro: Ao entrar na página de incentivos, você encontrará informações de como ele funciona e o local para se cadastrar. Preencha todas as informações solicitadas, incluindo informações bancárias.
- Exija seu CPF na nota: Após realizar o cadastro, é só solicitar que incluam seu CPF na nota fiscal.
Quais estados possuem o programa CPF na nota?
Confira a seguir a lista de estados que possuem programas de incentivo à Nota Fiscal:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
Vantagens de incluir o CPF na nota fiscal
Os programas de incentivo à Nota Fiscal oferecem diversas vantagens para quem solicita a nota e exige que o CPF seja incluído nela. Dentre esses benefícios, destacam-se:
- Resgate de valores: Em alguns estados, ao acumular pontos com a inclusão do CPF nas notas fiscais, você pode trocá-los por recargas de celular, ingressos para shows e até dinheiro, que será depositado na conta bancária cadastrada.
- Participação em sorteios: O cadastro do CPF também garante ao consumidor a participação em sorteios realizados pela Loteria.
- Desconto em impostos: Em alguns estados, é possível acumular pontos e receber descontos no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) ou no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Como consultar e resgatar o saldo do CPF na nota fiscal
Para consultar o saldo do CPF na nota fiscal, acesse a mesma página em que realizou seu cadastro. Faça o login com seu CPF e a senha cadastrada. Na página, procure o saldo já contabilizado.
Veja a seguir como realizar o resgate do valor do CPF na nota:
- Acesse o site da Sefaz do seu estado: O primeiro passo é entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado.
- Faça login: Após entrar na página, realize o login com seu CPF e a senha cadastrada.
- Verifique seu saldo: Verifique se já é possível realizar a transferência.
- Solicite a transferência: Solicite a transferência e aguarde o valor cair na sua conta bancária cadastrada.