EconomiaGeral

NOTÍCIA PERFEITA HOJE (07/03): Serasa libera PERDÃO das dívidas com isenção a IDOSOS de 60,61,62,63,64,65 anos e brasileiros pulam de alegria

NOTÍCIA PERFEITA HOJE (06/03): Serasa libera PERDÃO das dívidas com isenção a IDOSOS de 60,61,62,63,64,65 anos e brasileiros pulam de alegria
Serasa . Imagem: Reprodução

A Serasa, em comunicado oficial, anunciou uma nova lei que pode beneficiar milhares de brasileiros, especialmente os idosos com mais de 60 anos. A Lei do Superendividamento (Lei 14.181/21) tem como objetivo proteger pessoas e famílias que acumularam dívidas excessivas. Através dessa lei, algumas dívidas podem ser isentas para os idosos, aliviando o fardo financeiro dessas pessoas.

A Lei do Superendividamento estabelece regras que facilitam a renegociação das dívidas em excesso, visando aliviar o fardo financeiro dessas pessoas. Ela tem como foco principal os grupos vulneráveis, como os idosos, analfabetos, doentes e aqueles em estado de vulnerabilidade.

Para ter acesso aos benefícios envolvidos na ação, é preciso cumprir alguns critérios estabelecidos pela empresa. Abaixo, confira detalhes sobre a novidade que promete aliviar a situação financeira de muitos idosos:

  • Ter uma renda insuficiente para arcar com as dívidas;
  • Acumular dívidas relacionadas a necessidades básicas;
  • Ter agido de boa-fé ao contrair essas dívidas.

Vale lembrar que a lei não se aplica a dívidas contraídas com a intenção deliberada de não serem pagas. As dívidas relacionadas a impostos, multas de trânsito, pensão alimentícia em atraso, por exemplo, não são abrangidas.

As 4 dívidas que os idosos podem ser beneficiados

A Lei do Superendividamento permite a aniquilação total de quatro tipos de débitos que afetam especialmente os idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. São eles:

  1. Contas de água, luz, telefone, gás, entre outras contas de consumo básico;
  2. Boletos e carnês de consumo;
  3. Empréstimos com bancos e financeiras, incluindo cheque especial e cartão de crédito;
  4. Crediários e parcelamentos em geral.

Essa medida visa aliviar os idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes possuem renda limitada, sendo aposentados pelo INSS e ganhando em média um salário mínimo.

Benefícios da Lei do Superendividamento

  • A Lei do Superendividamento traz diversos benefícios para os idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Além da possibilidade de isenção de algumas dívidas, ela também prevê a renegociação das dívidas remanescentes, com condições mais favoráveis e prazos estendidos.
  • Para se beneficiar da Lei do Superendividamento, os idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade devem entrar em contato com a Serasa e iniciar o processo de renegociação das dívidas.
  • É importante ter em mãos todos os documentos e comprovantes necessários, além de estar preparado para negociar as melhores condições possíveis.

Carteira do Idoso também garante uma série de benefícios

Além das dívidas, os idosos a partir de 60 anos podem ser beneficiados com outras vantagens. A saber, com a carteira do idoso, as pessoas com mais de 60 anos garantem benefícios complementares e podem ter acesso a uma série de serviços.

  • A carteirinha é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos para ter acesso à gratuidade no transporte entre estados e garantir descontos na compra de passagens.
  • Ela funciona como um benefício social garantido pela Lei 10.741/03 e tem validade de 2 anos e, para ter acesso, é preciso comprovar renda inferior ou igual a dois salários mínimos.A carteira do idoso serve para que pessoas com mais de 60 anos tenham acesso à gratuidade ou desconto em passagens entre os estados.
  • A carteirinha é válida em todo o território nacional e é obrigatória sua aceitação por todas as empresas de transportes.
  • Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até 2 salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso.
  • Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal.
  • Caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. Através do cadastro no CadÚnico, o cidadão terá acesso ao NIS.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x