SAIU! Melhor notícia desta semana confirmada hoje (11/9) no INSS com permissão de aposentadoria aos 50 anos de idade
A aposentadoria é um dos benefícios mais almejados pelos brasileiros. Acontece que, ao chegar em uma certa idade e já ter se passado longos anos de trabalho árduo, o desejo mais crescente é o descanso e conforto financeiro. Esse é um dos motivos pelo qual milhares de trabalhadores contribuem junto à Previdência Social.
Dessa forma, para alegrar ainda mais os contribuintes, o Instituto Nacional Seguro Social (INSS), órgão responsável por gerir os benefícios dos aposentados e pensionistas, revelou recentemente uma nova possibilidade: a aposentadoria aos 50 anos. Contudo, para se qualificar para esta opção, são necessários alguns requisitos específicos que muitos brasileiros ainda não conhecem.
Quais são as regras para se aposentar pelo INSS?
O INSS tem três regras principais que os segurados precisam cumprir para se qualificarem para a aposentadoria. São elas:
- Regra de transição do pedágio;
- Regra de transição por pontos;
- Aposentadoria por tempo de contribuição.
A regra de transição do pedágio
Essa regra é uma das normas que o INSS exige para quem deseja se aposentar. Esta regra é aplicável aos trabalhadores que estavam a menos de dois anos de garantir a aposentadoria, quando a reforma da previdência entrou em vigor em 13 de outubro de 2019. Esses trabalhadores devem cumprir um “pedágio” de 50%.
Regra de transição por pontos
A segunda regra do INSS é a de transição por pontos. Esta regra exige que as pessoas com 50 anos considerem a seguinte pontuação:
- Homens: é necessário ter 99 pontos e pelo menos 35 anos de contribuição;
- Mulheres: é necessário ter 89 pontos e pelo menos 30 anos de contribuição.
Aposentadoria por tempo de contribuição
A aposentadoria por tempo de contribuição, extinta pela reforma, ainda é válida para os segurados que cumpriram os requisitos até 12 de novembro de 2019. Portanto, esses segurados têm seu direito adquirido.
Para os trabalhadores que desejam se aposentar por tempo de contribuição em 2022, as regras são:
- Homens: 62 anos e seis meses de idade e 35 anos de contribuição
- Mulheres: 57 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição
Afinal, por qual modalidade o trabalhador pode se aposentar aos 50 anos?
A regra do pedágio de 50% do INSS prevê a aplicação de um fator previdenciário, que é uma fórmula matemática que considera três requisitos:
- idade
- expectativa de vida
- tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 anos para mulheres)
Essa novidade do INSS certamente é uma boa notícia para muitos brasileiros que desejam se aposentar mais cedo. No entanto, é importante salientar que cada caso é único e o melhor é sempre consultar um especialista em previdência social para entender completamente suas opções e direitos.