No Brasil, os principais bancos públicos são o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essas instituições desempenham papéis fundamentais na economia brasileira e têm impacto significativo no desenvolvimento do país.
Em primeiro lugar, o Banco do Brasil é um dos maiores bancos do país e desempenha um papel fundamental no setor agrícola, além de fomentar o investimento em pequenas e microempresas. Embora não atue diretamente no financiamento habitacional e de infraestrutura, o Banco do Brasil é complementado pela Caixa Econômica Federal nesses aspectos.
Já a Caixa Econômica Federal é conhecida por atender diversas necessidades da população brasileira. Seus serviços incluem poupança, empréstimos, financiamento habitacional, FGTS, PIS, Seguro Desemprego, transferência de benefícios sociais, entre outros. A Caixa desempenha um papel importante no fornecimento de serviços financeiros para a população de baixa renda e no financiamento de projetos de infraestrutura.
A saber, recentemente tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa liberaram um perdão de até 96% da dívida para os brasileiros selecionados. Confira!
Caixa e Banco do Brasil confirma PERDÃO de até 96% da dívida para os brasileiros; veja quem tem direito
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas.
Porém, muitos beneficiários do FIES acabam acumulando dívidas, o que pode prejudicar sua vida financeira. Felizmente, uma nova fase de renegociação está permitindo uma perdão de até 96% do valor das dívidas do FIES. Veja como funciona essa renegociação e quais são as condições de pagamento.
A saber, em busca de soluções para a situação de inadimplência dos estudantes com dívidas do FIES, o governo federal criou o programa Desenrola FIES. Lançado no último trimestre de 2023, o programa tem como objetivo estimular a negociação das dívidas do FIES, oferecendo condições mais vantajosas para os devedores.
Desde o lançamento do Desenvolvimento FIES, já foram negociados mais de R$ 9 bilhões em débitos, sendo que R$ 382 milhões já retornaram aos cofres do governo. Isso mostra que o programa tem sido eficaz na regularização da situação financeira dos beneficiários do FIES.
O que fazer para garantir um perdão na dívida
As dívidas do FIES podem ser pagas com redução de até 96% do valor original. Essa redução pode ser obtida tanto no pagamento à vista quanto no parcelamento. Vamos detalhar as condições de pagamento de acordo com o tempo de inadimplência dos estudantes.
Estudantes com subsídios vencidos há mais de 90 dias
Para os estudantes com subsídios vencidos há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023, as condições de pagamento são as seguintes:
- Desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista;
- Parcelamento em até 150 parcelas monetárias e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% das despesas, mantidas as demais condições do contrato.
Estudantes com subsídios vencidos há mais de 360 dias, inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021
Para os estudantes nessa situação, as condições de pagamento são as seguintes:
- Desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Estudantes com subsídios vencidos há mais de 360 dias, sem se enquadrarem nas hipóteses anteriores
Para os estudantes nessa situação, as condições de pagamento são as seguintes:
- Desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Caixa e Banco do Brasil liberam perdão da dívida; confira
Os estudantes que desejam negociar suas dívidas do FIES têm até 31 de maio deste ano para fazê-lo. A negociação deve ser feita por meio dos canais online do banco em que o contrato foi firmado, que pode ser a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil.
Os estudantes que possuem contrato com a Caixa podem acessar o site do FIES ou utilizar o App FIES Caixa para realizar a negociação.
Já os estudantes com contrato com o Banco do Brasil devem acessar o App Banco do Brasil e selecionar as opções “Solução de dívidas” e “Renegociação do FIES”.
É importante ressaltar que o programa Desenrola FIES oferece uma excelente oportunidade para os estudantes abandonarem suas dívidas com condições mais desenvolvidas. Aproveite essa chance de regularizar sua situação financeira e garantir um futuro sem restrições.