PIX RECHEADO HOJE (29/02): IDOSOS com 65,66,67,68 anos para cima podem receber mais que R$1.412,00 do INSS e brasileiros festejam de alegria
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou o pagamento de benefícios para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que recebem mais de um salário mínimo.
A saber, para todos os benefícios que superam o piso do INSS, o reajuste será de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023, que acumulou alta de 3,71%. Essa correção é determinada pela legislação vigente e tem como objetivo manter o poder de compra dos beneficiários. O teto dos benefícios pagos pelo INSS em 2024 passou a ser de R$ 7.786,01.
É importante ressaltar que os benefícios que superam o salário mínimo serão pagos em um segundo momento. Já aqueles que recebem até um salário mínimo recebem os pagamentos primeiro.
O calendário de pagamento do INSS é uma ferramenta fundamental para que os segurados possam se organizar e saber exatamente quando receberão seus benefícios previdenciários. Ao seguir as datas estabelecidas, é possível garantir que os pagamentos sejam realizados de forma regular e sem atrasos.
Calendário de pagamentos do INSS em 2024
O INSS divulgou o calendário de pagamentos para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para a folha atual.
Confira abaixo as datas de pagamento do INSS referentes a fevereiro:
Até 1 salário mínimo:
Final 1: 23 de fevereiro;
Final 2: 26 de fevereiro;
Final 3: 27 de fevereiro;
Final 4: 28 de fevereiro;
Final 5: 29 de fevereiro;
Final 6: 1 de março;
Final 7: 4 de março;
Final 8: 5 de março;
Final 9: 6 de março;
Final 0: 7 de março.
Acima de 1 salário mínimo:
Finais 1 e 6: 1 de março;
Finais 2 e 7: 4 de março;
Finais 3 e 8: 5 de março;
Finais 4 e 9: 6 de março;
Finais 5 e 0: 7 de março.
Vale destacar que o extrato do INSS está disponível no aplicativo do INSS, disponível nos sistemas Android e iOS, além do site Meu INSS. Para acessar, é necessário criar ou fazer login na conta Gov.br, que garante ao cidadão o acesso aos serviços do Governo Federal.
Tanto no aplicativo quanto no site, é possível encontrar informações como o extrato de pagamentos, valores recebidos, datas de pagamento, agendamento e reagendamento de perícias médicas, além de acesso a outros benefícios garantidos pelo Instituto.
Caso não tenha acesso à internet, é possível ligar para a Central 135, informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Como consultar o valor do benefício
- Para consultar o valor que vai receber do INSS, o aposentado ou pensionista que não tiver acesso à internet pode ligar para a Central 135.
- Ao entrar em contato, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar fraudes.
- O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
- Os segurados que têm acesso à internet podem consultar o valor do benefício no site Meu INSS ( https://meu.inss.gov.br/ ).
- Após fazer o login, clique no serviço “Extrato de Pagamento” na tela inicial.
- Lá, é possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
- Outra opção é utilizar o aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.
- Após fazer o login e a senha, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações dos beneficiários serão listados.