EconomiaGeral

ESCLARECIMENTO para quem compra na SHOPEE nesta 1º semana de outubro acaba de sair

ESCLARECIMENTO para quem compra na SHOPEE nesta 1º semana de outubro acaba de sair
ESCLARECIMENTO para quem compra na SHOPEE nesta 1º semana de outubro acaba de sair – Imagem: Getty Images.

Com a recente adesão da Shopee ao programa Remessa Conforme, as regras de tributação para compras internacionais na plataforma sofreram algumas mudanças. Este artigo busca esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Shopee no Remessa Conforme; como funciona?

O processo de tributação na Shopee é bastante simples. Compras internacionais feitas em plataforma que possuem um valor de até US$ 50 serão isentas de impostos. Já as que excederem esse valor poderão ser taxadas em até 60% do valor total da compra, incluindo o frete.

Para descobrir se uma compra internacional foi taxada na Shopee, acesse o site ou o aplicativo dos Correios e clique na seção “Minhas Importações”. Insira o código de rastreamento do pacote e verifique o status do envio. Se aparecer a mensagem “Aguardando Pagamento”, significa que a compra foi taxada.

O que fazer se fui taxado pela Shopee?

Se sua compra foi tributada e você deseja continuar, será necessário pagar a taxa determinada pela alfandega brasileira. No entanto, é importante frisar que, uma vez gerado o boleto de pagamento, não será mais possível cancelar a encomenda.

Para pagar a taxa, acesse o site ou aplicativo dos Correios e localize o pacote na seção “Minhas Sim”. O pagamento deve ser feito exclusivamente por meio de boleto. Para isso, basta clicar no ícone “$”.

Caso a taxa seja cobrada em um valor fornecido acima do pedido, é possível solicitar uma revisão do valor a pagar. Este processo pode levar até 30 dias e não garante que a tributação será removida.

Para solicitar uma revisão, acesse o pacote na página “Minhas Importações”, do site dos Correios, e “Solicitar Revisão de Tributo”. Os Correios solicitam documentos que justifiquem o pedido e o motivo da revisão.

E se eu quiser recusar o pacote?

Também é possível recusar o pagamento de impostos, cancelando a coleta do produto. Para isso, clique em “Recusar Objeto”, na página “Minhas Importações”.

De acordo com o Shopee, o reembolso será processado automaticamente, e o prazo para que o valor retorne ao comprador irá variar de acordo com o método de pagamento usado na hora da compra.

Caso você tenha sido taxado na alfandega e deseje desistir da compra, basta recusar a coleta do objeto e aguardar o reembolso feito pela plataforma.

A Shopee assume a responsabilidade pelo custo do processo de devolução de seus itens ao vendedor, a menos que seja claramente evidenciado que o vendedor invejou o produto com defeito, danificado ou diferente do anunciado.

É importante salientar que lojas brasileiras dentro do marketplace da Shopee que realizam vendas dentro do território nacional não estão sujeitas a essa nova política de tributação, uma vez que as regras do Remessa Conforme se concentram na tributação de produtos importados comprados no exterior.

Como funciona o Remessa Conforme

O programa Remessa Conforme é uma nova regra definida pela Receita Federal que altera a forma como os impostos são cobrados nas compras internacionais feitas por brasileiros. De acordo com a nova regulamentação, uma alíquota de importação de até 50 dólares em compras internacionais foi zerada.

O objetivo dessa mudança é facilitar o processo de importação para os consumidores e garantir a cobrança de impostos estaduais nas compras online.

Com as novas regras, o governo federal não cobrará mais o imposto de importação para compras de até 50 dólares feitas por brasileiros em varejistas internacionais via internet. Em contrapartida, as empresas precisarão aderir ao programa Remessa Conforme e cobrar os tributos estaduais.

Uma das principais mudanças trazidas pelo programa é a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Anteriormente, somente as encomendas internacionais que foram fiscalizadas pela Receita Federal foram submetidas à cobrança de ICMS e ao imposto de importação. Agora, todas as empresas que aderirem à Remessa deverão recolher o ICMS.

Especialistas do setor acreditam que a nova regra poderá levar a um ajuste de preços. A possibilidade de encarecimento dos produtos dependerá da capacidade das empresas de manter a margem de lucro. Entretanto, as empresas que aderirem ao programa terão um processo de entrada facilitado, menos burocrático e oneroso.

Por fim, é válido destacar que o pagamento antecipado dos impostos e as informações em conformidade com a realidade, a expectativa é que as remessas sejam liberadas antes mesmo de sua chegada no território nacional. Isso significa que a entrega dos produtos adquiridos em sites internacionais deve se tornar mais ágil.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x