O PIX revolucionou a forma como fazemos pagamentos no Brasil! Por ser um tipo de transação instantânea com uma forma rápida, segura e conveniente para realizar pagamentos, muitas pessoas escolhem essa opção. Porém, nesta semana, o Bradesco emitiu um alerta máximo para que os seus clientes fiquem atentos às transações feitas através do PIX.
Com a popularização do método de pagamento, muitos golpes também passaram a ser aplicados, por isso, é importante ficar atento a todos os dados inseridos na hora de fazer a transferência.
O que é o PIX?
Desenvolvido pelo Banco Central, o sistema de pagamento instantâneo permite a realização de transferências e pagamentos de contas de forma rápida e prática em qualquer hora do dia, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.
O método funciona de forma integrada aos serviços bancários de cada conta e, para realizar um pagamento ou transferência, o usuário precisa utilizar as chaves PIX, que podem ser o número de telefone, e-mail, CPF, CNPJ ou uma chave aleatória gerada pelo banco. Além disso, os serviços oferecidos pelo PIX são gratuitos.
Alerta máximo do Bradesco sobre o PIX
Para ajudar os clientes a não serem vítimas de golpes realizando pagamentos PIX com CPF, o Bradesco emitiu um comunicado importante. Com isso, os clientes que possuem chave PIX com a numeração do CPF e tem finais em 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 devem se atentar a algumas questões na hora de fazer a transferência. Confira:
- Não informe ou digite seus dados, senhas e chaves de segurança em canais não oficiais do Bradesco. O banco nunca solicitará essas informações por SMS, e-mail ou mensagens;
- Verifique os QR Codes antes de efetuar o pagamento. Golpistas podem substituir os códigos, redirecionando o pagamento para suas contas. Sempre confirme os dados do beneficiário antes de finalizar a transação;
- Tenha os mesmos cuidados no Pix que teria em qualquer outra transação. Verifique os dados do beneficiário e confirme se a conta está em seu nome antes de enviar qualquer valor;
- Desconfie de pedidos de transferências via Pix para terceiros. Antes de enviar qualquer valor, verifique os dados do favorecido e certifique-se de que a conta está em seu nome;
- Cuidado com pedidos de reembolso sobre agendamento de Pix feito por engano. Transações agendadas podem ser canceladas, portanto, suspeite de solicitações de reembolso nesse sentido;
- Suspeite de promoções super vantajosas nas redes sociais, SMS ou e-mails. Antes de efetuar qualquer pagamento antecipado, verifique a veracidade do produto e a existência da página ou site.
Essas são algumas das precauções que o Bradesco orienta seus clientes a tomarem ao realizarem transações via PIX com CPF. É importante seguir essas recomendações para evitar cair em golpes e ter prejuízos financeiros.
Lembrando que o Bradesco está sempre trabalhando para garantir a segurança e a integridade das transações realizadas por seus clientes. Portanto, fique atento às orientações e siga as boas práticas na hora de realizar pagamentos e transferências via PIX.
Se você tiver alguma dúvida ou suspeitar de alguma atividade suspeita em sua conta, entre em contato com o Bradesco imediatamente para obter suporte e orientação.
Apesar dos golpes relacionados ao PIX, o sistema de pagamento instantâneo ainda é uma opção segura e prática para realizar transações financeiras. Basta seguir as recomendações de segurança e ficar atento aos detalhes na hora de efetuar os pagamentos.
Por fim, conte com o Bradesco para fornecer um ambiente seguro para suas transações financeiras e aproveite todas as vantagens oferecidas pelo PIX para agilizar seus pagamentos e transferências.